Comunidade põe arte em obra viária em Belém

Moradores se organizam e fazem grafitti em quase meio quilômetro de avenida que homenageia padre Bruno Serchi, na capital do Pará


Por Michelle Daniel, da Agência Pará | De Belém (PA)

Quase 400 metros de muro da avenida Padre Bruno Secchi (antiga Rua Yamada), em Belém, ganharam nova paisagem com desenhos feitos por artistas do bairro do Bengui.

A ideia de ocupar o espaço com intervenção artística é uma forma de contribuir para a urbanização da principal via de acesso ao bairro que está prestes a ser entregue à população totalmente reconstruída pelo Governo do Pará, por meio do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), assim como valorizar profissionais do grafitti que atuam na região.

De acordo com o diretor geral do Núcleo, engenheiro Eduardo Ribeiro, para executar a duplicação da avenida, o Estado enfrentou o desafio já que a área era densa e ocupada.

Grafitti incrementa a paisagem do sistema viário. Foto: Agência Pará

O trabalho, realizado no último final de semana, mobilizou um grupo de artistas, resultado de uma parceria entre o NGTM e a Secretaria de Estado de Cultura (Secult), que intermediou, acompanhou e orientou a execução da atividade.

Ainda segundo o titular do NGTM, a ação não estava prevista no projeto original das obras.

“Assim como outras intervenções urbanas que o Governo está fazendo, dessa integração das obras necessárias para a melhoria nas condições de mobilidade e saneamento, é importante integrar a comunidade nesse processo, já que ela teve grande colaboração na compreensão da importância da obra ao longo dos trabalhos. Dessa forma, fica essa manifestação artística como prova da integração e compatibilização de todos os interesses visando o bem comum de toda a comunidade”, acrescenta Ribeiro.

A ação também conciliou com a atividade realizada desde 2018, de forma autônoma, com o coletivo de artistas que desenvolve o Projeto “Bengola em Cores”, no bairro.

Segundo o integrante Wagner Barros, o projeto cria uma galeria de arte a céu aberto com o objetivo de trazer a arte para dentro da comunidade.

Arte recém terminada. Foto: Agência Pará

“Criamos painéis de grafitti visíveis para que as pessoas possam ter acesso à arte e fazer essa interação com ela. E como surgiram paredes na avenida, isso conciliou com a gente estar produzindo esses painéis de grafite em parceria com o Governo. A gente fortalece a base e produzindo arte dentro do bairro, com essa sensação de pertencimento, onde a gente se reconhece dentro das obras. Esse apoio está sendo fundamental para ampliar esses trabalhos”, comenta.


Imagem em destaque: um dos muros que receberam arte da comunidade local. Foto: Agência Pará




GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo Pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 5 =