Plataforma gratuita calcula melhor configuração de ambientes fechados para evitar a covid-19

Sistema mostra quantas pessoas caberão dentro de uma sala e dá sugestões de layouts para o local; ferramenta foi utilizada na montagem de salas para receber alunos do Enem


Do Jornal da USP | De São Paulo (SP)

Para minimizar o risco de disseminação da covid-19 em locais como escolas, restaurantes e consultórios, um grupo de pesquisadores criou uma plataforma que simula configurações, posicionamentos e disposições capazes de auxiliar no planejamento de salas em ambientes fechados.

Chamado Sala Planejada, o sistema pode ser utilizado por qualquer pessoa e é possível fazer os cálculos e simulações de forma gratuita pela internet neste link: http://www.salaplanejada.unifesp.br.

A ferramenta teve apoio tecnológico do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (Cemeai), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) sediado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos.

A produção nasceu de uma parceria entre pesquisadores do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo (ICT/Unifesp), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Instituto Federal de São Paulo (IFSP).

Para usar o site basta preencher as opções desejadas e o algoritmo faz o resto.

Primeiro é preciso colocar as dimensões de largura e comprimento da sala, além das dimensões das carteiras e o distanciamento mínimo entre os estudantes.

O usuário pode escolher se deseja colocar o máximo de alunos dentro da sala, respeitando o distanciamento indicado, ou se quer alocar um número fixo de alunos com a maior distância possível entre eles.

O site ainda pergunta se o aluno poderá mover a cadeira dele pela sala. No caso de cadeiras fixas, é preciso informar também quantidade de alunos e fileiras por sala.

Após obter a solução ótima de modelos matemáticos, o próprio sistema mostra quantos estudantes caberão dentro da sala e dá as sugestões de layouts para o local, como mostra a figura.

Uma das telas da plataforma Sala Planejada

Um dos autores, o professor na Unifesp Luís Felipe Bueno, explica que o site já gerou mais de 15 mil layouts de salas, principalmente em escolas.

“Em geral, a solução do problema é obtida através de técnicas de otimização visando a maximizar o número de alunos em uma sala de aula, respeitando uma distância mínima entre as carteiras ocupadas. O aplicativo simula situações em que os assentos são fixos, portanto, devemos decidir onde cada aluno deve sentar, e o caso em que somos livres para mover os assentos”, afirma.

TECNOLOGIA UTILIZADA PARA O ENEM

Por intermédio de um convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a plataforma auxiliou na montagem das salas para receber alunos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“Antes da pandemia, os organizadores trabalhavam com planilhas de quantos alunos poderiam ser alocados em cada sala para realização do exame. Em 2020, a adaptação da montagem foi feita sem o uso de ferramentas de modelos matemáticos, mas as alternativas encontradas não foram muito eficientes.  No ano passado, a tecnologia que desenvolvemos auxiliou para atender às necessidades dos protocolos de distanciamento, obtendo melhores soluções”, informa Felipe.

EM OUTROS LUGARES TAMBÉM

Ainda segundo o pesquisador, a plataforma já orientou professores de diversos lugares do Brasil.

“Ficamos sabendo que várias Secretarias de Educação sugeriram que diretores e professores usassem nossa ferramenta para estimar a capacidade de suas salas seguindo o distanciamento social. Em especial, muitos professores da rede pública municipal de ensino no RJ procuraram a nossa equipe com dúvidas, que pudemos esclarecer, sobre a aplicação do modelo.”

PROBLEMA MATEMÁTICO

O principal modelo utilizado é baseado no problema matemático chamado empacotamento de círculos em retângulos e é ainda capaz de considerar obstáculos nos cômodos em que ocorrem as simulações, como portas, pilastras ou escadas, por exemplo, e poderia considerar também espaços com posicionamento fixo de pessoas tais como o caixa, churrasqueiras em restaurantes ou guichês de atendimento.

Para utilizar a plataforma acesse: http://www.salaplanejada.unifesp.br


Imagem em destaque: ‘Sala planejada’ indica posicionamento ideal das carteiras. Foto: divulgação Jornal da USP.




GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo Pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 3 =