Autoridades brasileiras devem satisfações sobre a morte de Moïse

Agências da ONU cobram esclarecimentos sobre episódio; organizações não governamentais e movimentos sociais acompanham desenrolar do caso


Do Brasil de Fato, por Redação DW | De São Paulo (SP)

Agências ligadas à Organização das Nações Unidas (ONU) pediram nesta quarta-feira, dia 2, esclarecimentos das autoridades brasileiras sobre a morte violenta do refugiado congolês Moïse Kabamgabe, de 24 anos, que foi espancado no Rio de Janeiro.

O pedido partiu do escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) e da Organização Internacional para Migrações (OIM), que destacaram terem recebido com consternação a notícia da morte do refugiado da República Democrática do Congo.

As duas agências da ONU, em conjunto a organização não governamental Pares Cáritas do Rio de Janeiro, pediram que o crime seja esclarecido e acrescentaram que acompanham o caso.

A Anistia Internacional Brasil publicou uma mensagem destacando que Moïse e sua família deixaram o Congo “na esperança de viver uma vida digna e com mais oportunidades no Brasil. Sonho que foi covardemente interrompido pelo racismo e pela xenofobia. Seu assassinato não pode ficar impune! #JusticaPorMoise.”

A Justiça do Rio decretou as prisões temporárias de três suspeitos de terem espancado até à morte o congolês. Eles foram detidos e deverão responder por homicídio duplamente qualificado (impossibilidade de defesa e uso de meio cruel).

BARBÁRIE

Segundo relatos de familiares da vítima, o crime aconteceu na noite de 24 de janeiro.

Moïse, que vivia no Brasil desde 2011 na condição de refugiado, foi ao quiosque Tropicália, localizado na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro, e acabou sendo espancado até a morte no local. O corpo dele foi encontrado amarrado.

Segundo os familiares, Moïse foi ao quiosque para cobrar duas diárias atrasadas por serviços prestados ao estabelecimento, onde ele costumava trabalhar como atendente.

O dono do quiosque nega que houvesse pagamentos atrasados e também disse à polícia não conhecer os agressores. O dono declarou que não estava no quiosque no momento do crime e que apenas uma funcionário estava no local.

CAUSAS

A polícia ainda investiga as causas do assassinato.

Um laudo do Instituto Médico Legal (IML) indicou que a causa da morte do jovem congolês foi traumatismo do tórax, com contusão pulmonar, causada por ação contundente.

Imagens divulgadas pela imprensa brasileira mostram um grupo de agressores dando murros, pontapés e até golpes com um pedaço de madeira no congolês na noite do crime. Momentos depois, com a vítima já desmaiada no chão, os mesmos homens tentam, com a ajuda de outras pessoas, reanimá-la.

As imagens também mostram que os agressores chegaram a amarrar as mãos e os pés de Moïse, já deitado no chão, após as agressões.


Imagem em destaque: ponte em Recife amanheceu nesta quinta-feira, dia 3, com uma pintura da frase “Justiça para Moïse”. Foto: Coletivo de Comunicação do Levante Popular da Juventude




GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo Pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 5 =