Projeto auxilia pessoas surdas a obterem informações sobre uso de remédios

Parceria entre cursos de Farmácia e Fonoaudiologia, da Ufes, põe nas redes material para alertar sobre dosagens e riscos da automedicação


Por Vinícius Fontana e Thereza Marinho, da Ufes | De Vitória (ES)

Um grande desafio na área da saúde é incentivar o uso correto de medicamentos para evitar automedicação e dosagem inadequada. Portanto, além de ser necessário divulgar informações corretas, é preciso que elas sejam acessíveis a todos.

Nesse grupo, incluem-se as pessoas surdas. São mais de 10 milhões de brasileiros com alguma dificuldade auditiva.

A fim de auxiliar a população surda, foi criado o projeto Saúde nas Mãos, uma iniciativa que surgiu a partir do intercâmbio de conhecimento entre cursos dos campi de Alegre e Vitória, da Universidade Federal do Espírito Santos (Ufes).

As informações do Saúde nas Mãos são divulgadas por meio de vídeos e fôlderes informativos postados on-line, acessíveis a pessoas surdas.

O primeiro projeto do grupo foi referente à campanha Outubro Rosa, com informações sobre prevenção ao câncer de mama e uso correto de anticoncepcionais disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Ao todo, 12 pessoas fazem parte do projeto, sendo sete estudantes, quatro professores e uma fonoaudióloga.

Conforme um dos coordenadores, o professor de Farmácia Genival Araújo, o objetivo é seguir abordando temas que estão no calendário de saúde, como o Outubro Rosa e o Novembro Azul.

INTERAÇÃO

A iniciativa surgiu após um grupo de estudantes do curso de Farmácia do Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS), campus de Alegre, cursar a disciplina de Libras em Maruípe, Vitória.

Segundo a estudante de Farmácia e uma das idealizadoras do projeto, Bárbara Pizetta, a experiência ajudou a identificar a necessidade de fornecer informações para pessoas surdas e também para farmacêuticos e estudantes de Farmácia responsáveis por atendê-las.

“Notamos a necessidade de algo concreto, uma ferramenta que ajudasse a eliminar as barreiras que prejudicam uma comunicação efetiva. Durante as aulas, vimos como é imprescindível que a comunidade surda tenha acesso a informações confiáveis, baseadas em evidências. E nós, como futuros farmacêuticos, temos que estar preparados e instrumentalizados para levar estas informações à comunidade surda”, ressalta.

A professora de Fonoaudiologia Larissa Bassan destaca a parceria entre os cursos.

“A Fonoaudiologia trabalha com a comunicação, viabilizando a expressão e a compreensão da mensagem. As orientações sobre o uso racional de medicamentos à comunidade surda podem ser viabilizadas através do uso de Libras pelo profissional da saúde. Dessa forma, a parceria entre a Fonoaudiologia e a Farmácia busca auxiliar a comunidade surda no acesso a informações acerca da saúde”, pondera.

As perspectivas são de ampliar as possibilidades de atuação em redes sociais, mas também no formato presencial.

“Vamos atuar em diferentes cenários do SUS na Grande Vitória e em Alegre. Em ambos os locais, já foram iniciadas articulações para a viabilização dos projetos em um cenário presencial”, explica Araújo.

Para mais informações, acesse https://linktr.ee/saudenasmaos.


Imagem em destaque: página inicial no perfil do projeto no instagram




GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo Pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 8 =