Sábado de muito cordel no interior de Sergipe

“José Machado – o semeador de almas” e “Marancó – o ‘Macaco’ arrependido”, livros de autoria de Geraldo Oliveira Aragão, colunista da Rede Macuco, serão lançados em evento no povoado Tanque de Pedra, em Nossa Senhora da Glória


Da Academia Gloriense de Letras | De Nossa Senhora da Glória (SE)

A noite do próximo sábado, 4 de dezembro, será de cordel e muitas histórias no povoado Tanque de Pedra, em Nossa Senhora da Glória, sertão de Sergipe.

É lá que o professor Geraldo Oliveira Aragão, colunista da Rede Macuco, apresenta à comunidade o livro “José Machado – o semeador de almas”, de sua autoria.

Em cordel, a narrativa conta a história de um de seus mais históricos personagens da localidade e das redondezas, José Machado Aragão (1913-2010).

‘Seo Zé Machado’, como era chamado e ainda é conhecido, é pai de Geraldo e de mais outros 35 filhos (por essa razão, “semeador de almas”).

Nasceu justamente no Tanque de Pedra.

Também no sábado, o escritor vai apresentar também outra de suas obras, “Marancó – O ‘Macaco’ Arrependido”.

Esse outro livro gira em torno da figura de Oresto Barbosa de Souza.

Igualmente em cordel, a obra é inspirada em uma reportagem do jornal A Tribuna, de Santos, de 1997, sobre Oresto. Na matéria jornalística, o personagem lamentava o fato de, embora ter participado das forças oficiais no combate ao Cangaço, ter sido desamparado pelo Estado.

PREVENÇÃO À COVID-19

Em atendimento às medidas de prevenção à covid-19, o uso de máscara e o respeito ao distanciamento físico serão observados no evento de apresentação das obras.


Imagem em destaque: arte de divulgação do lançamento.
Vídeo acima: participação de Geraldo Oliveira Aragão na II Flig – Festa Literária de Glória, em outubro último




GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo Pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 6 =