Livro gratuito ensina receitas com cascas, folhas e sementes

Pratos salgados, doces e bolos mais nutritivos e sem desperdício. Publicação foi desenvolvida por estudantes de Nutrição e Metabolismo da USP; acesse aqui


Por Giovanna Grepi, do Jornal da USP | De Ribeirão Preto (SP)

O uso de talos, cascas e sementes pode contribuir para uma alimentação mais nutritiva e saborosa, além de evitar desperdícios.

Para orientar a população sobre o aproveitamento integral dos alimentos, alunos do curso de Nutrição e Metabolismo da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo (USP) criaram o livro digital ‘Um pouco de história e 10 receitas para tornar o desperdício zero’.

O e-book traz receitas de preparo de:

  • torta com sobra de arroz e talos de couve, brócolis, couve-flor e acelga;
  • farofa de folhas e talos de beterraba, rabanete e brócolis;
  • bolinho de sobras de arroz e feijão;
  • carne louca com casca de banana;
  • bolinho com folhas e talos de brócolis;
  • bolo de banana com casca;
  • doce de casca de laranja e de entrecasca de melancia;
  • pudim de pão e abacaxi;
  • suco de abacaxi com couve;
  • bolo de laranja com casca.

O livro digital ainda dá dicas de como evitar o desperdício, tais como:

  • planejar: o planejamento das compras do mês pode auxiliar na compra do que é realmente necessário, diminuindo o risco de excesso que pode estragar.
  • conservar: o armazenamento adequado dos alimentos é importante para evitar a proliferação de micro-organismos.
  • aproveitar integralmente os alimentos: evitar o descarte de cascas, folhas, talos e sementes;
  • descartar: não descartar o alimento considerando apenas a aparência, pois, em muitos casos, ele poderia ser aproveitado retirando apenas a parte imperfeita.

(Para acessar o livro, clique aqui)

A publicação – gratuita e didática – é resultado da iniciativa da Liga Acadêmica de Sustentabilidade e Alimentação Coletiva (Lasac) e do Centro Estudantil Josué Castro (Cejoca).

As duas organizações estudantis de estudantes da FMRP desenvolvem anualmente um projeto social voltado para a população.

“Orientar sobre o aproveitamento integral dos alimentos é importante pois propicia maior aporte de nutrientes para o organismo. Os talos, cascas, folhas e sementes são ricos em vitaminas, minerais e proteínas; são fontes de fibra que ajudam a regular o intestino; e ainda podem ter antioxidantes que fortalecem a saúde, aumentam a imunidade e retardam o envelhecimento”, explica a estudante Stefani Justa, diretora de marketing da Lasac e secretária do Cejoca.

COMO FAZER UMA COMPOSTEIRA

Outra alternativa para redução do desperdício proposta pelo e-book é a prática da compostagem das cascas, talos, folhas e sementes que não podem ser consumidos.

A compostagem é um processo de decomposição que transforma o resíduo orgânico em adubo rico em nutrientes para as plantas.

“A compostagem é importante, pois produzindo adubo a partir de lixo orgânico, que seria descartado em aterros, evita a poluição do solo, dos lençóis freáticos e a produção de gás metano, que polui a atmosfera. O húmus produzido na compostagem é rico em nutrientes e pode ser utilizado na agricultura, em jardins e plantas, substituindo os produtos químicos”, explica Stefani.

O QUE SERVE PARA A COMPOSTEIRA

Entre os materiais que podem ser inseridos estão: frutas, verduras, legumes, pó e filtro de café, casca de ovo, guardanapos, palitos, serragem, folhas secas e sachê de chá. Já na lista de não compostáveis estão restos de carne, laticínios, óleos, gorduras, alimentos cozidos, papel higiênico usado, fezes de animais e alimentos salgados.

O passo a passo de como montar a composteira caseira em baldes ou no chão pode ser conferido na página 37 do e-book.


Imagem em destaque: algumas das receitas do livro.




GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo Pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

2 comentários sobre "Livro gratuito ensina receitas com cascas, folhas e sementes"

  1. Como eu consigo um livro desses
    Macuco.
    Eu gostei muito
    Preciso para ensinar minha neta, para ela aprender aproveitar tudo dos alimentos e não desperdiçar nada.
    Muito obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 1 =