Amamentar com segurança durante a pandemia de covid-19

Como nutrir o bebê seguindo as orientações de especialistas. Material é do Unicef, com base em orientações da Fiocruz e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). Confira tira-dúvidas


Por Mandy Rich*, do Unicef no Brasil | De Brasília (DF)

Se você é mãe ou está gestante, é natural que tenha dúvidas sobre o que é mais seguro para seu bebê durante o surto da pandemia de covid-19.

As evidências são predominantemente de apoio à amamentação. O contato pele a pele e a amamentação exclusiva até os 6 meses ajudam seu bebê a ficar saudável e se desenvolver, e não há motivos para interrompê-la por causa desse vírus.

Até o momento, a transmissão do vírus da covid-19 por meio do leite materno e da amamentação não foi detectada.

Se você está prestes a ter um bebê, deve receber apoio para amamentar com segurança, segurar seu recém-nascido e dividir o quarto com seu bebê.

Importante saber que a presença do acompanhante escolhido pela mulher deve ser permitida (Lei Federal nº 11.108), e baseada na Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, desde que a pessoa tenha de 18 a 59 anos; não tenha doenças crônicas; não apresente sintomas ou tenha tido contato recente com pessoa infectada ou não coabite com pessoas com suspeita ou diagnostico de covid-19.

Aqui estão algumas respostas para perguntas comuns de mães e mulheres gestantes para ajudar a fornecer a experiência mais segura para você e seu bebê, esteja você se sentindo saudável ou até com sinais e sintomas de covid-19:

1. Devo amamentar durante a pandemia?

Com certeza! O leite materno fornece a todos os bebês água, todos os nutrientes e anticorpos que os mantêm saudáveis e ajudam a protegê-los de muitas infecções. Os anticorpos e fatores bioativos do leite materno podem lutar contra a infecção da covid-19, se um bebê for exposto.

Mantenha contato pele a pele com seu recém-nascido. Colocar o recém-nascido perto de você permite o início precoce da amamentação, o que também reduz a mortalidade neonatal. O tempo é tudo e recomenda-se iniciar a amamentação na primeira hora após o parto.

Se seu bebê tiver menos de 6 meses de idade, deve ser amamentado exclusivamente – não são necessários outros alimentos ou líquidos, nem mesmo água. Quando seu filho ou filha tiver mais de 6 meses, continue amamentando e ofereça também alimentos complementares seguros e saudáveis.

2. Devo amamentar se tiver ou suspeitar que tenho covid-19?

Sim, continue amamentando com as devidas precauções. Isso inclui usar máscara médica, lavar as mãos com água e sabão ou com um gel à base de álcool antes e depois de tocar no bebê e limpar e desinfetar rotineiramente as superfícies que você tocou.Seu peito só precisa ser lavado se você acabou de tossir em cima dele. Caso contrário, seu seio não precisa ser lavado antes de cada mamada.

3. Devo tomar a vacina contra a covid-19 se estiver amamentando?

No Brasil, lactantes foram incluídas no grupo prioritário da campanha de vacinação contra a covid-19. A amamentação deve continuar após a vacinação e continua sendo uma das melhores maneiras de proteger sua criança de doenças e ajudá-la a se manter saudável.

4. Você pode passar a covid-19 para o seu bebê pelo leite materno?

Até o momento, a transmissão do vírus da covid-19 por meio do leite materno e da amamentação não foi detectada, embora os pesquisadores continuem fazendo estudos sobre o leite materno.

5. O que devo fazer se não estiver me sentido bem para amamentar?

Caso você esteja se sentindo muito doente para dar de mamar, tente encontrar outras maneiras de fornecer leite materno a seu bebê com segurança. Tente retirar o leite e dá-lo ao seu filho ou filha com um copinho ou colher limpos. Você também pode considerar o leite humano de um banco de leite, se disponível em sua área. Fale com o profissional de saúde sobre as opções disponíveis para você.

Se não for retirar o leite manualmente, siga rigorosamente as recomendações para limpeza das bombas de extração de leite, bem como dos recipientes de armazenamento de leite, e dos utensílios de alimentação após cada uso.

Retirar o leite materno também é importante para estimular e manter a produção de leite, para que você possa amamentar seu filho ou filha novamente quando se sentir bem o suficiente para fazê-lo. Não há intervalo de tempo fixado para esperar após a covid-19 confirmada ou suspeita.

Se não for possível retirar o leite ou ter acesso a Bancos de Leite Humano, converse com seu/sua profissional de saúde.

6. Devo amamentar se meu bebê estiver doente?

Continue amamentando seu bebê se ele ficar doente.

Se o seu bebê contrair covid-19 ou outra doença, é importante continuar nutrindo-o com leite materno. A amamentação estimula o sistema imunológico do bebê e seus anticorpos são transmitidos para ele por meio do leite materno, ajudando-o a combater infecções.

7. Que cuidados devo tomar ao amamentar?

Certifique-se de seguir as diretrizes de lavagem das mãos. Suas mãos devem ser lavadas com água e sabão antes e depois de tocar em seu bebê. Você também pode usar um produto para esfregar as mãos à base de álcool. Também é importante limpar e desinfetar todas as superfícies que você tocou.

Lave as bombas de leite materno, recipientes de armazenamento de leite e utensílios de alimentação após cada uso, como de costume.

8. Quer saber mais?

Consulte também o Portal de Boas Práticas da Fiocruz: https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/atencao-crianca/covid-19-e-aleitamento-materno-orientacoes-da-sbp-e-rblh

Ou o site da Organização Pan-Americana de Saúde no Brasil (Opas/Brasil): https://www.paho.org/pt/materiais-comunicacao-sobre-covid-19

*Redatora de conteúdo digital do Unicef [Fundo das Nações Unidas para a Infância], adaptado às normas brasileiras pelo Unicef Brasil em 25/6/2020 e revisado em 30/7/2021, com base nas Orientações Técnicas do Ministério da Saúde e Fiocruz, da Organização Pan-Americana de Saúde e da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Imagem em destaque: amamentação infantil. Foto de João Ripper/Unicef




GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo Pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 3 =