Vacina contra a covid-19: o que fazer se perder prazo da segunda dose

Orientação é para procurar um posto de vacinação, com o comprovante da primeira dose em mãos. O que não pode é deixar de complementar a imunização


Do Brasil de Fato | De Lábrea (AM)

Quem deixa de tomar a segunda dose da vacina contra a covid-19 no prazo adequado não está completamente protegido contra a doença e deve procurar imediatamente um dos pontos de vacinação da cidade onde mora, com o comprovante da primeira dose em mãos.

O alerta é das autoridades de saúde.

Uma pergunta comum neste momento é: quem não tomou a segunda dose no prazo certo ainda pode completar o esquema vacinal?

Enquanto resposta, especialistas em saúde têm alertado que as pessoas podem e devem atualizar a vacinação.

Deixar de concluir a imunização é um desperdício de vacina.

“Nós só vamos estar realmente protegidos depois de aproximadamente 15 dias do esquema completo”, afirmou a especialista Marta Heloísa Lopes, responsável pelo Centro de Imunizações do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (FM) da Universidade de São Paulo (USP), ao Jornal da USP.

REPETIR A PRIMEIRA DOSE?

Outra pergunta comum para quem perdeu o prazo da segunda dose é se terá que tomar a primeira novamente.

Marta Heloísa Lopes explica que não há necessidade de repetição.

“Se passar um pouquinho do tempo, não tem problema”, explica a profissional.

O ideal, segundo ela, é seguir à risca o cronograma, mas não há necessidade de repetir a primeira aplicação.

“Quanto mais gente concluir o processo de imunização, mais protegida estará a população contra variantes do vírus e uma possível terceira onda da pandemia”.

O mesmo raciocínio é compartilhado pelo secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn.

“Quando eu tomo a primeira dose eu produzo anticorpos, quando eu faço a segunda dose, as células da memória intensificam a produção de anticorpos e passam a proteger mais. Esse intervalo, mesmo que ampliado, tem garantia de eficácia e proteção”, ressalta.


Imagem em destaque: aplicação da vacina contra a covid-19, em Salvador. Foto de Jefferson Peixoto/Secom/Prefeitura de Salvador




GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 5 =