Os cinco anos do primeiro Armazém do Campo

Além da loja em São Paulo, rede conta com outros 27 pontos em 13 estados brasileiros, levando comida dos assentamentos do MST à mesa das famílias brasileiras


Por Fernanda Alcântara, da Página do MST | De São Paulo (SP)

O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra comemora, desde julho, os cinco anos do Armazém do Campo em São Paulo.

A loja, localizada na zona central da capital paulista, foi o primeiro espaço com o nome e acumula sucesso em sua curta trajetória de comercialização de alimentos saudáveis, oriundos de assentamentos e acampamentos do MST de todo país.

Com o lançamento do website da Rede de Armazém do Campo (armazemdocampo.com.br), o MST e toda a rede dá início às ações comemorativas que lembram as conquistas do Armazém do Campo, fruto da luta pela terra, da produção agroecológica, da organização produtiva através das associações e cooperativas espalhadas pelo Brasil.

Dentre as ações previstas estão textos e materiais com relatos produtivos sobre os alimentos saudáveis comercializados pela loja, e como essa produção está ligada à Reforma Agrária Popular.

O QUE ENCONTRAMOS NO ARMAZÉM DO CAMPO

Na loja do Armazém do Campo em São Paulo são encontrados derivados do leite, café, mel, geleias, arroz, feijão, achocolatados, cereais matinais, cervejas artesanais, verduras e legumes provenientes de assentamentos Sem Terra, cooperativas, agricultura familiar e de empresas parceiras.

Mas muito além da produção orgânica e agroecológica, o Armazém do Campo oferece também vários produtos e acessórios, tais como camisas, bolsas, aventais, bonés, máscaras, agenda e luvas de forno com a logo do MST.

O espaço físico, consolidado ao longo do tempo com encontros artístico, político, cultural e, sobretudo, de luta e resistência diante da conjuntura, traz nesse aniversário as dimensões que o Armazém articula, como alimentos saudáveis, músicas, livros e o principal: a poesia da existência humana e coletiva.

Neste período de pandemia, a rede de Armazém do Campo tem assumido a solidariedade como uma de suas principais bandeiras, em ações de combate à fome na centralidade dos objetivos da loja.

Estas ações também farão parte deste aniversário de cinco anos, culminando em um banquetaço que está sendo organizado pelo Movimento.

No ano passado, o Armazém já havia inaugurado sua plataforma de e-commerce, batizada de armazemdocampo.shop.

A loja on-line conta com uma grande variedade de produtos e acessórios do MST e pode ser acessada por todo o país.

Sem esquecer do lema destes tempos, o Armazém também se une à campanha por vacina no braço, comida no prato, e as diversas atividades estão planejadas com todos os cuidados sanitários recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), sem aglomerações.

Confira todos os pontos em que você pode conhecer mais sobre esta rede política e cultural que busca aproximar a Reforma Agrária Popular da classe trabalhadora da cidade no site do Armazém do Campo.


Imagem em destaque: área interna do Armazém do Campo em São Paulo. Divulgação MST



GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo Pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 8 =