Um passeio – virtual – à capital cultural do Tocantins

Projeto da UFT, envolvendo a comunidade, permite conhecer, sem sair de casa, pontos históricos de Porto Nacional. Confira link


Por Samuel Lima, da UFT | De Porto Nacional (TO)

Você já conhece a parte histórica de Porto Nacional?

O município tocantinense é considerado como a “Capital Cultural do Tocantins” e tem diversos atrativos turísticos e históricos possíveis de serem visitados, agora também de forma virtual.

O projeto de extensão “Plataforma GeoPorTour” se propõe a ampliar as ações de preservação e conservação desse patrimônio histórico-cultural de Porto Nacional já desenvolvidas pelo projeto Roteiro Geoturístico, idealizado por docentes do Câmpus da Universidade Federal de Tocantins (UFT) na cidade.

Por meio da plataforma é possível observar os pontos por meio de um conjunto de fotos tiradas em 360° e até a Catedral de Nossa Senhora das Mercês, em três dimensões (3D).

A experiência pode ser feita a partir de navegadores comuns e disponíveis na web (Chrome, Firefox, Edge e outros).

São 37 imagens em que é possível observar detalhes arquitetônicos e urbanos da cidade.

Há também disponível um aplicativo para celulares, disponibilizado pelo Laboratório de Banco de Dados e Engenharia de Software (LBDES).

O projeto foi gestado no Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação da UFT (Profnit/UFT).

A Plataforma GeoPorTour é a proposta de produto do projeto de mestrado do acadêmico Genias Brandão de Alencar, orientado pela professora Glenda Michele Botelho e o professor Ary Henrique Morais de Oliveira.

A plataforma foi desenvolvida na Fábrica de Software (do curso de graduação em Ciência da Computação) pelos estagiários-acadêmicos Deocleci dos Santos Dias e Mateus da Silva Rosário.

APOIOS E EQUIPE

De acordo com a apresentação da plataforma, o projeto foi o primeiro lugar na seleção de projetos de Inovação nas Área de Extensão Tecnológica e Tecnologia Social da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da UFT (Proex).

Também teve fomento da Financiadora de Estudos e Projetos, que é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação e apoio do Instituto de Atenção às Cidades (IAC), em cujo sítio a Plataforma está hospedada.

COMUNIDADE

Estão envolvidas na Plataforma GeoPorTOur a equipe do Projeto Roteiro Geoturístico e a própria comunidade portuense, que contribuiu com ideias, sugestões e informações para o dispositivo.

Segundo a coordenadora geral, professora Glenda Michele Botelho, “o projeto pode ser ampliado para outras cidades históricas, caso aja interesse da gestão municipal em realizar parcerias para a implantação”.

Os contatos devem ser feitos pelo e-mail glendabotelho@uft.edu.br.


Imagem em destaque: reprodução de tela de visita pela plataforma. Divulgação UFT.



GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo Pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Um comentário sobre "Um passeio – virtual – à capital cultural do Tocantins"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 4 =