Uma seleção de cinema no Santos Film Fest e na Mostra de Ouro Preto

Até o fim de junho, serão mais de 200 exibições nos dois eventos, online, gratuitos. Confira destaques e programação completa


Do Santos Film Fest | De Santos (SP)
Da CineOP | De Ouro Preto (MG)

Dois grandes eventos do cinema brasileiro ocorrem neste fim de junho: o Santos Film Fest e a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto.

Pelo segundo ano consecutivo, por causa da pandemia de covid-19, as exibições e demais atividades ocorrem de forma remota, com transmissão gratuita.

Confira a seguir as principais informações sobre os dois eventos e links para a programação completa.

16ª CineOP

A CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto ocorre de 23 a 28 de junho.

Terá 118 filmes, de quatro países e 14 estados brasileiros, que dialogam com a memória, o afeto e os resgates do passado para refletir sobre o presente do Brasil.

A seleção de filmes destaca ainda a produção contemporânea em relação direta com arquivos e investigações trazidas à tona pelo cinema

Serão 32 longas, seis médias metragens e 80 curtas-metragens.

Toda a programação é gratuita e online e poderá ser vista no site www.cineop.com.br.

A CineOP presta homenagem neste ano ao ator Chico Diaz, um dos principais profissionais do teatro, TV e cinema brasileiro desde os anos 1980 e que esteve em alguns dos títulos mais representativos dos anos 90 – década que está no centro da temática do evento em 2021.

Para celebrar a carreira de Diaz, a curadoria fez um recorte de filmes que permitem um entendimento amplo da importância do ator.

Os filmes são: “A Cor do seu Destino” (Jorge Durán, 1986), “Corisco e Dadá” (Rosemberg Cariry, 1996), “Os Matadores” (Beto Brat, 1997), “Amarelo Manga” (Cláudio Assis, 2002), “Praça Saens Pena” (Vinicius Reis, 2008), “De Sentinela” (Katia Maciel, 1993), “Cachaça” (Adélia Pontual, 1995), “Quem Você mais Deseja” (André Sturm e Silvia Rocha Campos, 2005) e a produção portuguesa “O Ano da Morte de Ricardo Reis” (João Botelho, 2020), que será o filme de abertura da CineOP.

Será exibida ainda a peça de teatro “A Lua vem da Ásia”, adaptação do próprio Chico para o romance de Walter Campos de Carvalho e que teve sua primeira encenação em 2011.

—-

Santos Film Fest

Principal vitrine da produção audiovisual no litoral paulista, o Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema ocorre de 22 a 29 de junho, com 88 filmes.

É a sexta edição do festival, com programação predominantemente online e totalmente gratuita.

Com o tema “Superação: a arte ultrapassando limites sociais, físicos, mentais, geográficos e pandêmicos”, o 6º Santos Film Fest terá mostras competitivas divididas entre ficção, documentário e animação.

Também, nas categorias de ficção de curta-metragem, o festival passará a premiar melhores ator e atriz e, em todas, categorias de direção e roteiro.

O voto popular inclui prêmio de melhor filme.

Os premiados receberão o Prêmio Toninho Campos (nome em homenagem ao proprietário do Cine Roxy, cinema de rua desde 1934 e fundamental no desenvolvimento da produção cinematográfica santista).

Além dos 88 filmes, haverá uma mostra especial de curtas de animação feitos em escolas e oficinas.

O júri é formado pela atriz Tamiryz O’hanna, pelas cineastas Julia Katharine, Angelz Zoé e Andrea Pasquini e pelos professores Rogério Ferraraz, Jamer Guterres de Mello, Alexandre Valença Alves Barbosa e Marcia Okida.

A programação, que inclui atividades formativas, pode ser conferida em www.santosfilmfest.com.


Imagem em destaque: cena de Amarelo Manga, com Chico Diaz, homenageado na 16ª CineOP. Divulgação



GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo Pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 8 =