Mostra do Cinema da USP traz filmes que revisam a história

Produções do Brasil e do exterior dão nova visão sobre fatos conhecidos apenas por versões oficiais; exibições, online e gratuitas, encerram-se neste domingo, 16


Por Juliana Alves, do Jornal da USP | De São Paulo (SP)

O discurso oficial é narrado pelos vencedores. A história é relatada de maneira conveniente, molda acontecimentos, apaga vestígios e obscurece até mesmo identidades e nações.

A nova mostra do Cinema da USP Paulo Emílio (Cinusp), “Inscrevendo Passados no Horizonte”, que se encerra neste domingo, 16 de maio, no Youtube, apresenta filmes que têm como protagonistas grupos silenciados pela história tradicional e que hoje denunciam injustiças sofridas e resistem.

São memórias de pessoas negras, mulheres, povos indígenas, LGBTQIA+ e exilados.

“Com isso, o Cinusp pretende possibilitar a seu público o acesso a um riquíssimo leque de narrativas pouco conhecidas pela maioria de nós”, afirma uma das curadoras da mostra, Nayla Guerra.

Exemplo disso é o curta-metragem afrofuturista “Afronautas”, que conta uma história baseada no programa espacial da Zâmbia, na África, que pretendia enviar ao espaço uma jovem e dois gatos, enquanto os Estados Unidos planejavam o lançamento do Apollo 11.

No filme cheio de imagens que unem tecnologia e precariedade, há um possível desfecho para a história: a chegada da astronauta à Lua.

Há curtas que partem de uma história individual para recuperar uma história coletiva, como em “Inconfissões”. A partir de fotos, filmes e cartas, é apresentada a vida íntima de Luiz Galizia, figura importante para o teatro paulistano.

Nesse filme, Ana Galizia reconstrói as memórias perdidas do tio sobre a sexualidade dele. Há cenas desde celebrações da comunidade LGBTQIA+  nos anos 70 e 80 até a morte do artista, em decorrência da aids.

A programação completa do evento e mais informações estão disponíveis no site do Cinusp. E clicando aqui você vai direto ao Canal do Cinusp no youtube.


Imagem em destaque: arte de divulgação da Mostra Cinusp.



GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Pix: redemacuco@protonmail.com 
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 8 =