A máquina que faz próteses dentárias a baixo custo

Equipamento foi desenvolvido em programa de mestrado da UFBA, por estudante que aliou Engenharia a Odontologia


Por Fernanda Caldas, do Edgar Digital (UFBA) | De Salvador (BA)

Um estudante da Universidade Federal da Bahia (UFBA) criou uma máquina que promete colocar a fabricação de próteses dentárias ao alcance de mais profissionais.

A otimização e barateamento de soluções tecnológicas na produção de próteses dentárias é o foco do trabalho de mestrado de Nei Paz, engenheiro de controle e automação e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Mecatrônica da Escola Politécnica da UFBA. A dissertação foi orientada pelo professor Marcus Americano da Costa.

Unindo teoria e prática, o trabalho cria uma tecnologia de conceito aberto, capaz de ser replicado e modificado por outras pessoas.

A base do projeto é uma máquina de Controle Numérico Computadorizado, amplamente conhecida pela sigla CNC.

O estudo inova ao aliar conceitos de engenharia e odontologia, criando uma fresadora CNC capaz de produzir próteses dentárias de baixo custo e fácil manuseio. Paz defendeu sua dissertação de mestrado em fevereiro e já ingressou no doutorado.

Paz observa que as máquinas existentes no mercado possuem um alto valor de aquisição, anuidade e manutenção.

“Já essa máquina possui um custo de produção muito baixo e realiza o mesmo trabalho com a mesma precisão. Os custos de produção ficam apenas voltados a insumos e mão-de-obra”, comenta o engenheiro.

A máquina desenvolvida por Nei Paz em sua pesquisa de mestrado. Foto de divulgação da UFBA

Além de ter experiência no desenvolvimento de fresadoras CNC desde a graduação, o profissional também trabalhou em laboratórios de prótese e manufatura das peças desenvolvidas em impressões 3D.

Nei Paz trabalha atualmente com a usinagem das peças finais de sua máquina CNC voltada à odontologia.

“O projeto hoje encontra-se em fase de testes. Estou realizando teste de fresagem em outros tipos de materiais, como o polimetilmetacrilato (conhecido pela sigla PMMA, utilizado para confeccionar próteses provisórias), e a zircônia (uma pedra sintética que imita o diamante). Estamos fazendo ajustes para melhorar a qualidade e diminuir o tempo de usinagem”, explica.

SOBRE O TRABALHO

Fruto do trabalho do mestrado, o artigo “Máquina fresadora CNC Axis para produção de prótese dentária”, de autoria de Nei Paz e de seu orientador e professor da UFBA, Marcus Americano da Costa, descreve algumas etapas da construção da máquina e os desafios de testagem para melhor execução das tarefas.

A tecnologia desenvolvida mescla o desenho (CAD) e fresadora (CAM), já utilizadas em algumas empresas de radiologia odontológica, porém a altos custos.

A simulação desenvolvida pelo estudante

O projeto tem abordagem multidisciplinar, indo além da mecânica e da odontologia, alcançando também a elétrica, eletrônica e computação. Adota também princípios da tecnologia aberta, o “open source”, um código aberto em que qualquer pessoa pode visualizar e modificar.

“A máquina tem todo potencial para disseminar a tecnologia CAD/CAM entre os laboratórios e clínicas, além de alcançar os profissionais autônomos da área. Assim, cada vez mais as próteses poderão ser desenvolvidas com uma ótima qualidade e precisão, além de reduzir o tempo de produção”, avalia Paz.


Imagem em destaque: estudante faz testes com o equipamento. Foto: UFBA



GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Pix: redemacuco@protonmail.com 
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 1 =