Parceria pública dá apoio a entregadores por aplicativos em Salvador

Serviço da Universidade Federal da Bahia e do Ministério Público do Trabalho fornece assistência em saúde, direito e economia


Por Josemara Veloso, do semanário Edgar Digital, da UFBA | De Salvador (BA)

Um serviço gratuito – com atendimento médico para identificar se acidente ou adoecimento está relacionado ao trabalho, auxílio para elaboração de peças jurídicas para reivindicar direitos trabalhistas e orientações diversas referentes às relações de trabalho – está disponível para entregadores por aplicativos que atuam na Região Metropolitana de Salvador.

O atendimento é realizado pelo projeto “Caminhos do Trabalho: tendências, dinâmicas e interfaces, do local ao global”, mantido pelas faculdades de Economia e Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em parceria com o Ministério Público do Trabalho do Estado da Bahia (MPT/BA).

COMO FUNCIONA

O serviço prestado aos entregadores por aplicativo é realizado por estudantes supervisionados por professores pesquisadores, nas áreas de saúde, direito e economia.

Neste período pandêmico, “o atendimento acontece remotamente, facilitando o envio de documentos e provas pelos trabalhadores para que as devidas providências possam ser tomadas”, informa o professor Vitor Filgueiras.

“Caso seja constatado que o adoecimento ou acidente foi durante a prestação de serviço ou no deslocamento entre a casa e o trabalho, será realizada a emissão da CAT [Comunicado de Acidente de Trabalho] e tomadas providências para que esse trabalhador entre com pedido de benefício no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), além de toda a assessoria jurídica, como o pedido de vínculo de emprego na Justiça do Trabalho”, explica Filgueiras.

GUARDAR DOCUMENTOS

O professor acrescenta que “é importante que todos os depósitos e comunicações com a empresa sejam preservados e apresentados pelo trabalhador. Eles devem guardar os prints [fotos da tela do celular] de tudo que aconteceu entre eles e os aplicativos desde o início, os pagamentos, valores recebidos e tempo trabalhado. Essas são as provas da relação deles com os aplicativos.”

O atendimento está disponível para os trabalhadores que precisarem e podem entrar em contato por ligação de voz ou via mensagem no whatsapp pelo número (71) 98430-9101.

PESQUISA

A assistência a esses trabalhadores passou a ser oferecida após pesquisa, realizada pelo Núcleo de Estudos Conjunturais da Faculdade de Economia da UFBA, com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a situação do trabalho dos entregadores.

O “Levantamento sobre o Trabalho dos Entregadores por Aplicativos no Brasil”, coordenado pelos professores Vitor Araújo Filgueiras e Uallace Moreira Lima, detectou problemas como:

  • longas jornadas (média semanal de 55 horas, distribuídas em seis dias);
  • queda de 18,7% nos rendimentos líquidos, durante a pandemia;
  • e acidentes de 33% dos trabalhadores no desempenho da atividade, sendo que apenas 6,6% receberam assistência da empresa.

O mapeamento, que evidencia a precarização do trabalho vivida pelos entregadores, reúne dados de 103 respondentes (72 motociclistas e 31 ciclistas), em 38 cidades de 19 estados, nas cinco regiões brasileiras, no período de 26 e 31 de julho de 2020.

As respostas foram obtidas mediante aplicação de questionários eletrônicos, cujo link foi divulgado em páginas de redes sociais, grupos de whatsapp ou por e-mail.

O relatório também analisa aspectos qualitativos, como a natureza da relação que envolve o trabalho e o vínculo entre as empresas ‘aplicativos’ e os entregadores.

Os pesquisadores buscaram saber “se há alguma espécie de subordinação, pois as empresas sempre negam que estabelecem diretrizes do trabalho e que não controlam a jornada dos entregadores”. Entretanto, os resultados apontam que “a grande maioria dos entrevistados (71,8%) acredita que a empresa prioriza entregadores que permanecem mais tempo logados no aplicativo”, reitera o texto do relatório.

PARCERIA DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS

O serviço de assistência integra o projeto de extensão “Caminhos do Trabalho: tendências, dinâmicas e interfaces”, que funciona desde 2017 e está voltado para a pesquisa e atendimento de trabalhadores em setores sensíveis, como aplicativos de entrega e teleatendimento (call center).

O serviço garante a preservação da identidade das pessoas assistidas, sem qualquer tipo de exposição.

Como fruto de um termo de cooperação técnica entre o MPT e a UFBA, o Caminhos do Trabalho tem o propósito de “crescer e se tornar uma política pública estável de atendimento aos trabalhadores e, complementarmente, subsidiar as instituições como a Justiça e fiscalização do Trabalho e outros órgãos públicos para que atuem de forma coletivamente em defesa dos direitos do trabalhador”, ponta Vitor Filgueiras.

A equipe do Caminhos do Trabalho é composta por três professores pesquisadores da UFBA – Eduardo Reis e Paulo Pena, da Faculdade de Medicina e Vitor Filgueiras, da Faculdade de Economia – e 11 estudantes bolsistas: quatro da área de medicina, quatro de direito, dois de ciências sociais e um doutorando em economia.


Imagem em destaque: protesto de entregadores por aplicativos em Salvador, em julho de 2020. Foto de Rodrigues Caldas, extraída da Agência de Notícias da Favela


GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Pelo Pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 7 =