Vale reforçar: só com a 2ª dose vacina contra covid-19 faz efeito

Por isso, medidas de prevenção como uso de máscara o tempo todo e distanciamento social e físico devem ser respeitadas


Por Caroline Oliveira, do Brasil de Fato | De São Paulo (SP)

A cidade de Campinas (SP) registrou a morte de 87 pessoas por covid-19 que chegaram a ser imunizadas. Todas as vítimas tinham mais de 68 anos de idade.

O Departamento de Vigilância em Saúde local avalia duas possíveis situações para os óbitos: as vítimas contraíram o vírus no intervalo entre as doses ou entre duas a três semanas após o reforço com a segunda dose.

Isso porque a imunização só é considerada eficaz depois que o organismo cria os anticorpos ao novo coronavírus, que ocorre em até três semanas após o recebimento da segunda dose.

Por isso, é importante, mesmo após receber as duas doses, continuar com as medidas de segurança contra o vírus, como uso de máscara de proteção, higienização das mãos e distanciamento social.

As mortes não invalidam a vacinação contra a covid-19.

O universo de dados mostram que a imunização completa é a única ferramenta capaz de evitar mortes e frear a pandemia.

Dados do Conselho Federal de Medicina (CFM) mostram que a quantidade de óbitos de profissionais da saúde por covid-19 após serem vacinados despencou: uma queda de 83% de janeiro para março deste ano. No primeiro mês do ano, 59 profissionais morreram. Em fevereiro, esse número caiu para 24 e foi de apenas 10 em março.

Enquanto os números de óbitos entre esses trabalhadores caem – os profissionais da saúde foram os primeiros a serem vacinados pelo país –, as mortes entre a população em geral aumentaram entre janeiro e março.

Em Pernambuco, por exemplo, foi registrada uma diminuição de 9% de casos confirmados entre os profissionais de saúde, enquanto houve um aumento de 27% no restante da população. Na Bahia, o movimento foi o mesmo: queda de 24,4% contra um aumento de 25,8%.

POUCAS VACINAS

Com o ritmo lento de vacinação e a quantidade de óbitos aumentando diariamente, essas diferenças vão ficando cada vez mais evidentes.

De acordo com o último balanço do consórcio de veículos de imprensa, somente 3,49% da população do país recebeu a segunda dose (7.391.544 pessoas), enquanto 23.847.792 pessoas (11,26% da população) receberam apenas a primeira.

Os registros semanais de mortes por covid-19 no Brasil deram um salto nas últimas quatro semanas e quase triplicaram. Há dois meses, o número total de óbitos a cada sete dias cresce sem parar no país.

ENCOMENDAS

Em nota divulgada nesta segunda-feira (12), os ministérios da Saúde e das Relações Exteriores informaram que o Brasil vai receber em junho deste ano 842.800 doses da vacina da Pfizer por meio do consórcio global de acesso a vacinas Covax Facility.

A quantidade, no entanto, não representa nem 1% das 42,5 milhões de doses contratadas por meio da iniciativa.

Mesmo a quantidade de doses estabelecidas pelo contrato é suficiente para vacinar apenas 10% da população brasileira, como afirmaram os próprios ministérios em nota.

Vale lembrar que as 842.800 doses da Pfizer não fazem parte das 100 milhões contratadas diretamente com a farmacêutica, das quais nenhuma ainda chegou em território brasileiro – a previsão de entrega é em maio.

PROTESTOS

A escassez de doses levou motoristas e cobradores de ônibus a paralisarem as atividades na Avenida Conde da Boa Vista, no centro de Recife (PE), na manhã de terça-feira (13). Os trabalhadores deixaram expostos cartazes com a frase “Vacina Já”, e um carro de som também foi utilizado no local.

Em Campo Grande (MS), motoristas de ônibus também realizaram uma manifestação na segunda-feira (dia 12). Durante o trabalho, os profissionais utilizaram um adesivo no braço direito pedindo por “Vacinas Já”.

Em janeiro deste ano, o Ministério da Saúde incluiu os profissionais do setor de transportes no grupo prioritário de vacinação. No entanto, com a escassez de doses, a imunização desses trabalhadores também segue em ritmo lento.


Imagem em destaque: vacinação em Crato (CE). Foto de divulgação da Prefeitura Municipal


GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Pix: redemacuco@protonmail.com 
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 5 =