“Jurema”, uma coleção de livros sobre saberes ancestrais e direitos humanos

Dois e-books, gratuitos, lançados recentemente pela Unicamp, evidenciam processo de aproximação da universidade com povos indígenas


Por Liana Coll, do Jornal da Unicamp | De Campinas (SP)

Foi lançada pela Diretoria de Cultura (DCult) da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC) e pela Diretoria Executiva de Direitos Humanos (DeDH) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) a “Coleção Jurema – sabedorias ancestrais e direitos humanos”.

Dois e-books, gratuitos, inauguram a coleção.

O primeiro volume intitula-se “Casa dos saberes ancestrais: diálogos com sabedorias indígenas”, e foi lançado no dia 18 de março.

Já o segundo volume, lançado no dia seguinte, tem como título “Os direitos humanos à prova do tempo: reflexões breves sobre o presente e o futuro da humanidade”.

O livro “Casa dos saberes ancestrais…” é a obra inaugural da coleção e foi organizado pelo diretor da DCult, professor Wenceslau Oliveira, e pela professora da Faculdade de Educação (FE) Alik Wunder.

“A obra é desdobrada de um processo de abertura da Unicamp que se iniciou faz muitos anos”, disse Wenceslau na abertura do lançamento do e-book, referenciando a greve estudantil de 2016 que culminou na aprovação das cotas étnico-raciais em 2017.

O professor também lembrou da importância do Projeto Oca, hoje rebatizado de Casa dos Saberes Ancestrais, que nasceu em 2017 a fim de que a universidade se tornasse um espaço aberto para a diversidade de saberes.

Além disso, pontuou a importância da concretização do ebook no período da pandemia.

“Esse e-book foi um modo de nos fazermos vivos em meio à morte e ao luto trazidos tanto pela pandemia quanto pela necropolítica de nossos governantes, que se aproveitaram dela para deixar morrer muitas gentes de muitos povos indígenas”, completou.

A diretora da DEDH, Néri de Barros Almeida, ressaltou a escolha do nome “Jurema”, árvore que possui ligação com tradições indígenas e afro-brasileiras, para a coleção.

“[Jurema] evoca aquilo que é mais precioso no horizonte daquilo que a gente chama modernamente de direitos humanos, que é a dignidade da vida como um valor inegociável e irrepreensível. A questão hoje é como pensar os direitos humanos e me parece que a possibilidade da leitura por meio da ancestralidade traz coisas preciosas para a nossa visão de direitos humanos na Universidade”.

O lançamento da obra inaugural da Coleção Jurema contou também com a participação do reitor da Unicamp, Marcelo Knobel; do pró-reitor de Cultura e Extensão, Fernando Hashimoto, e do estudante de Engenharia Elétrica da Unicamp, Arlindo Baré, da etnia Baré.

No evento, houve ainda uma conversa com as lideranças indígenas Daniel Munduruku, educador e escritor, e Ailton Krenak, ambientalista, filósofo e escritor. Ambos são também autores do e-book.

Krenac saudou a iniciativa do Vestibular Indígena, cuja primeira edição ocorreu em 2019 na Unicamp, cumprimentando as equipes que recebem e orientam os estudantes indígenas na sua chegada à universidade.

O filósofo e escritor indicou a necessidade de que a entrada dos indígenas no espaço universitário sobreponha as fronteiras impostas desde o período colonial.

“O que é de nós exigido para que esses espaços sejam preenchidos e que a presença da ancestralidade se faça de maneira fluída? Me ocorreu que o que é exigido de nós é uma disposição amorosa. Com uma disposição amorosa a gente vai aproximar a nossa experiência dos corpos com daquela experiência dos corpos d’água, dos rios, que são tão maravilhosos que têm a potência de estabelecer lugares mas não enunciam fronteiras”, refletiu.

A segunda obra da coleção Jurema, “Os direitos humanos à prova do tempo: reflexões breves sobre o presente e o futuro da humanidade”, coordenada pela professora Néri de Barros Almeida, foi lançada no dia 19 de março.

O e-book reúne uma série de artigos acerca de direitos humanos publicados nos canais de comunicação da Unicamp. Participaram do lançamento, além de Néri, o diretor da DCult, Wenceslau de Oliveira Jr.

A mesa de discussão ficou a cargo da procuradora do Ministério Público do Trabalho 15ª região, Clarissa Ribeiro Schinestsck, e da promotora do Ministério Público e assessora da Procuradoria Geral de Justiça na área de direitos humanos e inclusão social Cristiane Hillal.


Imagem em destaque: reprodução da capa da Coleção Jurema


GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco).  Pelo Pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 1 =