Até dezembro, eventos celebram o centenário de Paulo Freire

Universidades federais de Goiás e Tocantins têm agenda especial; confira mapa para localizar atividades no Brasil e pelo mundo


Por Rafaela Ferreira, do Jornal UFG | De Goiânia (GO)
Do portal Centenário Paulo Freire | De São Paulo (SP)

Dois mil e vinte e um é o ano do centenário de Paulo Freire (1921-1997).

Dezenove de setembro de 1921 é a data de nascimento de uma das maiores, se não a maior, referência em educação em todo o planeta.

Uma série de eventos está sendo realizada, e o Instituo Paulo Freire criou um site – centenariopaulofreire.org – pelo qual é possível encontrar as atividades por estado e mesmo fora do Brasil.

Clique sobre o mapa para conferir eventos sobre o centenário de Paulo Freire

As universidades federais de Goiás (UFG) e do Tocantins (UFT) estão com uma agenda específica de estudos, abertos ao público em geral, sobre ensino e formação continuada a partir da ótica freireana.

As professoras Elzimar Pereira e Neila Nunes, dos cursos de Pedagogia UFG e Letras UFT respectivamente, são as responsáveis por esse conjunto de estudos.

Os encontros, mensais, tiveram início em março e se estendem até até dezembro.

“O que você sabe sobre a vida e obra de Paulo Freire?” foi a primeira pergunta guia elaborada pelas professoras para as futuras conversas.

Com a proposta de pensar o processo de ensino-aprendizagem pautado na ética e na esperança, o evento mensal pretende estabelecer um diálogo em cima dessas questões elaboradas pelo intelectual brasileiro.

“A proposta do evento não é refletir Paulo Freire, mas com ele. […] Almejamos uma educação humanizada”, disse a professora Elzimar.

O encontro inicial foi realizado foi marcado com uma intervenção social feita pelas docentes.

Mesmo em suas respectivas residências, as professoras Neila e Elzimar apareceram com máscaras e roupas das cores pretas para representar o luto pelas mais de 300 mil vidas que foram ceifadas devido a pandemia causada pela covid-19 e agravada pelo atual governo.

Nas considerações iniciais, a professora de Letras da UFT falou da importância do curso, mesmo em contexto pandêmico e online.

“Acolher a esse chamado é um ato de resistência. Precisamos resistir a esses ataques na educação brasileira”, salientou Neila.

A professora Elizamar explicou que os encontros são para serem contínuos, pois a principal proposta é fazer um diálogo entre as docentes e os estudantes.

Pensado como um encontro mensal, do dia 29 de março a 9 de dezembro, cada reunião terá um tempo de duração de um hora, indo das 18h até às 19 horas, e também um convidado diferente por mês para colaborar com os futuros debates.

O cronograma é o seguinte:

15/04/2021
20/05/2021
17/06/2021
01/07/2021
26/08/2021
23/09/2021
21/10/2021
25/11/2021
09/12/2021

O primeiro dia do evento teve um caráter de apresentação da turma e demonstrou interesse de estudantes de diversas regiões e áreas.

Pensado para a formação de estudantes de Pedagogia e Licenciaturas da UFG e UFT, discentes de regiões como Paraná e Rio Grande do Sul e de cursos de Exatas, como Física, também demonstraram interesse na perspectiva freireana e estiveram presentes.

Paulo Freire dizia que a educação não transforma o mundo, mas sim muda as pessoas e as pessoas mudam o mundo.

Nesse sentido, a professora Elzimar falou sobre o projeto de extensão a partir de formação continuada, no sentido de se saber de que lado a educação deve estar.

“Paulo Freire não ficava em cima do muro. Ele tinha um lado. E é o lado dos mais fracos”, afirmou.

Os encontros serão realizados via Google Meet. Mais informações no site eventos.ufg.br/fcpf.


Imagem em destaque: Paulo Freire com a então prefeita de São Paulo, Luiza Erundina (1989-1992), de quem foi secretário de Educação. Acervo Luiza Erundina


GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco).  Pelo Pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 6 =