Lúdica, coleção de livros apresenta as capitais dos estados

São 27 ebooks, gratuitos, do IBGE, que estão sendo lançados na data de aniversário de cada uma das cidades


Da Agência de Notícias do IBGE | Do Rio de Janeiro (RJ)

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, serviço público nacional) lança em 2021 a coleção “Minha Capital”, que será formada por 27 livros digitais, um para a capital de cada unidade da federação.

Com textos curtos e leves acompanhados por ilustrações, cada edição ficará disponível para download gratuito na Loja Virtual do IBGE (acesse aqui).

O ebook de Belém (PA) abriu a coleção, quando a cidade completou 405 anos, em 12 de janeiro último.

Os demais volumes serão divulgados ao longo de 2021, na data de fundação de cada capital.

Página do ebook sobre São Paulo, disponível desde 25 de janeiro.

Os livros, que têm como foco o público infantojuvenil, apresentam as capitais de forma lúdica, mostrando suas principais características, pontos turísticos, itens da culinária, da cultura, além de aspectos peculiares de cada localidade.

“Como o ebook é voltado para o público jovem, o foco são curiosidades, lugares típicos, atrações, sempre com a pegada infantojuvenil e ilustrações belíssimas de diferentes designers, cada um com seu estilo, de várias áreas do IBGE. Os textos e ilustrações foram feitos em parceria com as supervisões de disseminação de informações  de cada unidade da federação”, explica a analista do IBGE Agláia Tavares, autora dos textos.

A coordenadora de Marketing do IBGE, Izabelle Oliveira, lembra que o projeto, idealizado pelo então diretor do Centro de Documentação e Disseminação de Informações, David Wu Tai, que faleceu de covid-19, começou a ser concebido em 2017.

O lançamento do “Minha Capital” seria no ano passado, em formato impresso, mas, devido à pandemia, optou-se pelo formato de ebook para ser aproveitado nos canais digitais do Instituto.

“Como estratégia para divulgação, o lançamento foi transferido para 2021, aproveitando o calendário, porque o IBGE já tem nas suas redes sociais a iniciativa de fazer postagens comemorativas nas datas de aniversário das capitais. A ideia é fazer interação com os nossos públicos”, explica Izabelle.


Imagem em destaque: página do ebook sobre Belém

Livro coletânea de post dos dez primeiros anos (2005-2015) do Macuco Blog. São textos rápidos, leves, que retratam momentos históricos nas áreas de cultura, esportes, política, economia, curiosidades. Clique aqui para obter um exemplar


GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 5 =