Dezembro e a disparada nos preços. E não só dos alimentos

Prepare-se para enfrentar o final do ano sem maiores problemas com as finanças. Inflação em alta está castigando os mais pobres


Da Assessoria de Comunicação do Ipea | De Brasília (DF)


A mais recente Nota de Conjuntura sobre inflação divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) segue trajetória de alta.

Parte desse impulso veio da aceleração do preço dos alimentos, principalmente. Mas de outros itens também.

A ampliação do consumo combinada com os efeitos remanescentes da desvalorização do câmbio e com a alta recente dos preços internacionais de commodities, elevou a inflação prevista para 2020 de 2,3% (na previsão feita em setembro pela Carta de Conjuntura) para 3,5%.

A alta projetada para os preços dos alimentos em 2020 passou de 11% para 16,2%, o que deve fazer com que esse grupo seja responsável por 60% da variação do IPCA no ano.

Clique na imagem para conferir a inflação dos principais itens no grupo “alimentos”

As projeções também apontam para uma aceleração da inflação para os bens de consumo, de 1% para 2,5%.

Os serviços tiveram alta nas projeções, de 0,7% para 1,5%, com exceção dos serviços de educação, estáveis em 1,2%.

Já as estimativas para os preços administrados apresentaram melhora: a inflação desse segmento deve encerrar o ano com uma alta de 0,8%, ante projeção de 1,0% na projeção anterior.

Essa revisão se deve à postergação de alguns reajustes importantes, como os de medicamentos e planos de saúde, aliada ao bom comportamento dos preços da energia e das tarifas de transporte público, como ônibus, trem e metrô.

Apesar da aceleração inflacionária do segundo semestre de 2020, a taxa projetada ainda se encontra abaixo da meta estipulada para 2020 (4,0%).

A Nota de Conjuntura do Ipea sobre inflação é assinada pelos pesquisadores Maria Andréia Parente Lameiras e Marcelo Lima de Moraes. Para conferir a íntegra do documento, clique aqui.


Imagem em destaque: projeções da inflação, por itens. Divulgação Ipea


GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 4 =