Da sala de aula, lições para cuidar das finanças da casa

Cartilha produzida por professores e estudantes do IFS orienta famílias sobre educação financeira – como lidar com dívidas, planejar gastos e até poupar


Por Alice Santos, do IFS | De Tobias Barreto (SE)

Entre os quase 30 lançamentos da Editora do Instituto Federal de Sergipe (EDIFS) para o período de 2020.1 está a “Cartilha de Educação Financeira: aprendendo a lidar com as finanças na escola”.

A obra foi produzida pelas professoras Cleide Ane Barbosa e Wanusa Centurión, e pelas alunas voluntárias Maria Daíres, Iramaia Gonçalves e Luciana de Jesus, do curso técnico em Comércio do Campus Tobias Barreto.

O conteúdo está em linguagem acessível e conta com imagens, uma história em quadrinhos e um quiz em que o aluno pode testar os conhecimentos adquiridos na leitura.

A cartilha, que é um produto do projeto de extensão Laboratório de Educação Financeira na Escola (Labedufin), tem como objetivo apresentar conceitos básicos da educação financeira e mostrar como o uso de ferramentas pode melhorar o planejamento de despesas pessoais e familiares.

Em pouco mais de 30 páginas, a cartilha orienta de forma didática o leitor sobre educação financeira, organização de dívidas, planejamento e poupança.

  • O material está disponível gratuitamente na página da Editora IFS (clique aqui).

De acordo a professora Cleide Ane Barbosa, a ideia de produzir a cartilha surgiu da necessidade de conteúdos sobre educação financeira, pois há poucos materiais sobre o assunto.

“A intenção é que a cartilha possa ser ainda compartilhada com as escolas públicas e privadas de Sergipe para impulsionar o ensino e a aprendizagem dos alunos”, explica.

O leitor da cartilha aprenderá a desenvolver o seu planejamento financeiro, criar seu orçamento pessoal, organizar as finanças e aprender a poupar dinheiro.

Já para a aluna Iramaia Gonçalves a principal motivação para participar do projeto de construção da cartilha está na sua experiência pessoal, por perceber como seus familiares enfrentam dificuldades em sua relação com o dinheiro e as finanças.

“Fico contente em saber que a gente conseguiu fazer um conteúdo acessível para todos e que as crianças vão conseguir compartilhar esses conhecimentos com seus familiares”, comenta.

O LABEDUFIN

O Labedufin é um projeto de extensão do IFS, desenvolvido em parceria com a Colégio Estadual Tobias Barreto, na cidade homônima, que capacita os alunos para aprender um pouco mais sobre educação financeira e controle das finanças pessoais.

Por conta da pandemia de covid-19, as aulas presenciais foram substituídas por atividades online. Estão acompanhando as aulas 12 alunos do 6º ano da escola e a previsão de encerramento é em dezembro.

Apesar de algumas desistências, a professora Cleide Ane explica que a participação dos alunos é ativa.

“Pretendemos fazer uma pequena cerimônia em dezembro seguindo as normas de distanciamento social para entrega de certificados e premiações para os três mais bem colocados”, adianta.

ROTINA

Sonaira Garcia, gestora do Colégio Estadual Tobias Barreto, avalia a parceria com o IFS como positiva e por conta disso foi realizada a proposta de continuar os encontros do projeto de forma virtual.

“Nossa rotina é movida financeiramente em todos os aspectos, desde cuidar da saúde até uma simples compra em um supermercado. Os alunos, quando não são ensinados à prática de lidar com a moeda e diferenciar o que é economia, investir e desperdiçar pode gerar um prejuízo de conhecimento na vida a adulta. O curso vem com uma proposta muito relevante sobre educação financeira e não poderíamos deixar de aceitar um orientador competente abordando o assunto com especificidade”, destaca a gestora.


Imagem em destaque: capa da cartilha


GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 3 =