Tributo a David Capistrano Filho, nos 20 anos de sua partida

Homenagem ao médico sanitarista e que implementou políticas públicas em saúde que viraram referência para o Brasil e o mundo é nesta terça, dia 10


Com informações do Boqnews e da Fundação Perseu Abramo | De Santos e São Paulo (SP)

Com a participação de familiares, amigos, colaboradores e admiradores em geral, ocorre nesta terça-feira, dia 10 de novembro, às 19 horas, um tributo ao médico sanistarista David Capistrano da Costa Filho.

Um dos nomes mais respeitados na história da saúde pública brasileira, Capistrano morreu há 20 anos, em 10 de novembro de 2000, aos 52 anos de idade.

David Capistrano Filho foi prefeito de Santos, entre 1993 e 1996, pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Antes, tinha sido secretário de saúde do município, na gestão de Telma de Souza (1989-1992), também do PT.

Como secretário e como prefeito em Santos, foi responsável pela implementação de políticas públicas que viraram referência nacional e internacional – principalmente na área de saúde.

Os programas brasileiros de saúde mental e de prevenção e combate à aids, por exemplo, foram iniciados em Santos, em 1989, sob a liderança de Capistrano. Nos anos 90, foram incorporados pelo governo federal como políticas nacionais.

O evento ocorre de forma remota, com transmissão pelo canal da Fundação Perseu Abramo no youtube (acesse aqui).


NOTA DA REDE MACUCO

O legado de David Capistrano da Costa Filho para a saúde e para administração pública sempre foi enaltecido nestes nossos 15 anos de existência.

Afinal, não deixar essa memória se perder é fundamental para as escolhas presentes que constróem o futuro.

Acompanhe: <http://macucoblog.blogspot.com/2015/11/ha-15-anos-saude-publica-perdia-david.html#more>.

Livro

Um livro da Casa Alameda Editorial vai resgatar a luta e a origem de ações que tiveram Capistrano Filho entre os protagonistas.

Denominado “Santos, 1989 – políticas públicas que inspiraram o Brasil (e o mundo também)”, o livro é de autoria do editor geral da Rede Macuco, Wagner de Alcântara Aragão, e está em fase final de edição, para ser lançado em 2021.

O lançamento do livro será noticiado pelas mídias digitais da Alameda Casa Editorial (site: www.alamedaeditora.com.br; instagram: @editora_alameda; twitter: @ed_alameda; facebook: @alamedaditorial), pelas redes sociais do autor (twitter e instagram: @waasantista); e aqui mesmo pela Rede Macuco.



Imagem em destaque: Capistrano observa Santos, do alto. Foto de divulgação institucional à época (autoria não identificada)


GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 7 =