Sobre o bordão “chega dos mesmos!”. Por Nayara Neves

A uma semana das eleições municipais, antes de ir às urnas é necessário averiguar o que cada postulante tem deixado de legado à coletividade


Chega dos mesmos!
Por Nayara Neves | De Curitiba (PR)

A frase foi cunhada pelo ex-candidato a governador do Paraná, pelo Prona, Jamil Nakad. O político não conseguiu convencer a população paranaense da ideia. No mesmo ano em que alçou o bordão chega dos mesmos!, em 1998, Jaime Lerner, então governador do Paraná, foi reeleito. Desde então, os governadores paranaenses eleitos também tiveram dobradinha de mandato, se perpetuando durante oito anos no poder, a descontar os meses em que estavam na corrida eleitoral.

Beto Richa (PSDB), antecessor do governador atual, Ratinho Junior, somou à sua campanha eleitoral para o Senado, em 2018, uma prisão, na operação Radio Patrulha, do Gaeco (Grupo de Operações Especiais de Combate ao Crime Organizado) do Ministério Público, que investigava fraudes no Programa Patrulha do Campo. Não foi a última vez que o político foi preso. Ele foi parar no presídio em mais duas ocasiões.
Beto Richa é filho do também ex-governador do Paraná, José Richa, e é mais um da extensa gama de herdeiros políticos do Paraná. É comum ver nos horários eleitorais desse estado do sul do país, candidatos com parentesco com políticos de carreira.

Os outros estados não fogem à regra. No quadro nacional também há incontáveis herdeiros na Câmara dos Deputados, Senado e ocupando cargos no Executivo.

A falta de oxigenação política do Brasil pode custar caro ao país. Alguns políticos carreiristas e seus pupilos aparentemente se usurpam da política como um serviço rentável financeiramente, zelando mais pelo bolso do que pelas pessoas que os elegeram.

Os candidatos do legislativo, deputados e vereadores com sucesso nas eleições, podem ficar por várias gerações no poder. Bonifácio José Tamm de Andrada, de 90 anos, exerceu dez mandatos consecutivos como deputado federal, de 1979 até o momento, mas começou a exercer a carreira política em 1954, como vereador de Barbacena (MG). São 66 anos de carreira do político, que é descendente de José Bonifácio de Andrada, do Patrono da Independência do Brasil. Desde o patriarca, os Andrada estão entranhados na política.

Fazer o mapeamento dessa teia política de herdeiros do país, certamente daria muito trabalho, mas eu posso citar alguns sobrenomes conhecidos além dos Andradas e Richa.

Temos os Bolsonaros, os Maias, Os Sarneys, Jeffersons e outras infinidades.

Entre esses, alguns liberais, mas que têm um verdadeiro amor pelo serviço público, principalmente pelos números do contracheque e prestígio.

Nos próximos dias teremos eleições municipais e falando sobre heranças, qual é a que os vereadores e prefeitos da sua cidade têm deixado para os municípios? Ao menor sinal de carreirista político que não apresentam resultados, aproveite e os “demita”, como defendem os “liberais na economia”. Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), nessas eleições estão concorrendo 879 candidatos a prefeito e 14.245 candidatos a vereador. O “currículo” deles pode ser consultado no site divulgacandcontas.tse.jus.br.

Uma dica pessoal é digitar o nome do candidato na pesquisa do Google e acrescentar a palavra corrupção. Por exemplo: Zé da Laranja corrupção. Pode haver surpresas! Enfim, desejo um bom voto.


Imagem em destaque: detalhe de urna eletrônica para as eleições municipais de 2020. Por Antônio Augusto/Ascom/TSE


GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 9 =