Museu das Coisas Banais expõe objetos que se tornam companhias

Mostra virtual, que segue até dezembro, inspirada no isolamento social imposto pela pandemia de covid-19, enaltece afetividade da casa


Da Coordenação de Comunicação Social da UFPel | De Pelotas (RS)

“Objetos que Aproximam: Dentro de Casa” é uma exposição internacional que tem como tema os objetos que estão em casa junto das pessoas no momento de isolamento social devido a pandemia de covid-19.

A mostra foi pensada a partir do entendimento de que os objetos, ao aproximar, podem ser suportes afetivos em momentos difíceis.

Nesse momento, as casas – mais do que nunca – representam proteção. Os objetos também são companhias.

Por isso, o Museu das Coisas Banais convidou as pessoas a compartilharem os seus objetos afetivos e recebeu participações de diversos países e de todos os cantos do Brasil.

Foram tantos objetos recebidos que foi possível montar uma casa.

A casa é o primeiro universo das pessoas, é nela que, desde pequenos, as crianças vão explorando os lugares, encontrando cantos, aumentando as distâncias, desbravando as alturas, superando obstáculos.

A casa guarda dentro de si quase tudo que pertence às pessoas, assim, além das coisas, guarda também as histórias de vida.

Ao preservar estes vestígios, mais do que um abrigo material, a moradia representa também um ambiente de proteção da memória, neste sentido, é possível apreender a casa como um “museu particular”.

A casa é como uma gaveta, onde são colocados o que as pessoas querem abrigar, proteger, preservar. Assim, ao abrir a casa para alguém, também se abre a intimidade, a segurança. Há, portanto, algo de muito afetivo no ato de receber.

CONVITE DO MUSEU DAS COISAS BANAIS

“A exposição, como uma casa, é dividida por cômodos e a equipe do Museu das Coisas Banais está contente por receber visitas.

Entrem! Abram as portas! Andem pela casa e conheçam todas as coisas, narrativas e memórias compartilhadas!

O link para a exposição é o https://museudascoisasbanais.com.br/exposicao/”

SOBRE O MUSEU

O Museu das Coisas Banais (MCB) é um projeto de extensão, vinculado ao Departamento de Museologia, Conservação e Restauro, do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Está hospedado na plataforma Tainacan, repositório em tecnologia livre desenvolvido pelo WordPress.


Imagem em destaque: mosaico com os cômodos da mostra “Objetos que Aproximam: Dentro de Casa”


GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 5 =