Vamos passear por Florianópolis sem sair de casa

Projeto do curso de Técnico em Guia de Turismo do IFSC promove guiamento virtual pela Fortaleza São José da Ponta Grossa, por nove domingos consecutivos


Por Giovana Perine, jornalista do IFSC | De Florianópolis (SC)

Um dos cartões postais de Florianópolis pode ser visitado virtualmente.

Alunos do curso Técnico em Guia de Turismo do Câmpus Florianópolis-Continente gravaram um tour pela Fortaleza de São José da Ponta Grossa, no Norte da Ilha de Santa Catarina.

Ao todo serão nove episódios, divulgados semanalmente desde o domingo dia 25 de outubro, no canal do Câmpus Florianópolis-Continente no YouTube e pelos canais de comunicação do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

As postagens ocorrem às 10h de cada domingo.

O guiamento vai trazer informações sobre calabouço, sistema defensivo, canhões, paiol da pólvora, capela, atelier das rendeiras e muito mais.

Os vídeos também terão tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A aluna Luciana Zagonel explica mais no vídeo abaixo sobre como será esse guiamento:

Este ano é a terceira edição do projeto “Turismo Receptivo na Fortaleza de São José da Ponta Grossa”, que por conta da pandemia de covid-19 teve a proposta alterada do guiamento presencial para o tour virtual.

A coordenadora do projeto, professora Maria Helena Alemany Soares, explica que em virtude desta nossa nova realidade, além do objetivo em atender a tríade ensino, pesquisa e extensão, o projeto visa promover, através do uso de canais de comunicação como mídias sociais, a inovação no campo de guiamentos.

“O público que assistir aos episódios terá a oportunidade de conhecer a fortaleza através dos guias de Turismo.”

O projeto tem a parceria da Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC/SECARTE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A UFSC é gestora das fortalezas há 40 anos.

Na primeira edição do projeto, realizada em 2018, foram atendidos 1328 visitantes. E em 2019, mais de 2500 turistas.

A expectativa é que com os guiamentos em vídeos mais pessoas possam conhecer a história e a arquitetura da fortaleza, mesmo nunca tendo visitado Florianópolis.

SOBRE A FORTALEZA DE SÃO JOSÉ DA PONTA GROSSA

Ela é parte do conjunto de três fortificações instaladas na Baía Norte e que formavam o triângulo defensivo da Ilha de Santa Catarina: Fortaleza de Santa Cruz, na Ilha de Anhatomirim, Fortaleza de Santo Antônio, na Ilha de Ratones Grande, e a Fortaleza de São José da Ponta Grossa, na Praia do Forte. Esse sistema defensivo foi idealizado a partir de 1739 pelo Brigadeiro José da Silva Pais, a serviço da coroa portuguesa.

E é justamente sobre a história desse sistema defensivo o primeiro episódio do guiamento virtual, conduzido pela egressa do curso, a guia Giana Giombelli Paludo. O conjunto arquitetônico recebeu no ano passado mais de 196 mil visitantes.

SOBRE O CURSO DO IFSC

O curso técnico em Guia de Turismo busca preparar estudantes para promover e valorizar os atrativos turísticos de Santa Catarina e do Brasil.

O curso é composto por disciplinas como História e Geografia de Santa Catarina, Patrimônio Cultural, História e Cultura da Arte, e Técnicas de Guiamento.


Imagem em destaque: vista aérea da Fortaleza de São José da Ponta Grossa. Foto de Salvador Gomes


GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 1 =