Casca de tangerina dá biocombustível

Mexerica, ponkan, mimosa… Pesquisa na UFRN identifica catalisador para obtenção de fonte renovável de energia para motores


Por Wilson Galvão, da UFRN | De Natal (RN)

A elevação das taxas de dióxido de carbono na atmosfera, substância que provoca chuva ácida, aquecimento global e elevação dos níveis oceânicos, é um dos efeitos diretos da ampla utilização de combustíveis derivados do petróleo.

Como alternativas, indústria e governos ao redor do mundo procuram por combustíveis baseados em fontes renováveis e que não poluam o meio ambiente.

Uma delas materializa-se no biodiesel, em substituição ou mistura ao óleo diesel: produto renovável, não tóxico, biodegradável e que pode ser usado em motores de ignição por compressão, ou seja, motores diesel que equipam caminhões, ônibus e picapes.

Contudo, durante a produção do biodiesel, uma das principais questões ainda em estudo é o uso de um catalisador adequado com a natureza do óleo utilizado.

Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), um grupo de cientistas acabou de desenvolver um processo inovador de produção de biodiesel a partir de óleos vegetais, baseado em um novo catalisador obtido da casca in natura de uma fruta bastante consumida no mundo, a tangerina Ponkan (Citrus reticulata Blanco).

AUTORES

Coordenadora da equipe responsável, a professora Luciene da Silva Santos defende que, diante do cenário mundial pela procura de processos “verdes”, isto é, menos nocivos ao meio ambiente, “se faz necessária a busca por alternativas que englobem tanto o processo em si como materiais alternativos que consigam satisfazer essa demanda mundial”.

Desenvolvida pelo grupo de pesquisa do Laboratório de Tecnologias Energéticas da UFRN, a tecnologia resultou em um depósito de pedido de patente, intitulado “Processo de obtenção de biodiesel através do uso de catalisador proveniente da casca in natura da tangerina ponkan (citrus reticulata blanco)”, e que tem também como autores José Alberto Batista da Silva, Keverson Gomes de Oliveira e Ramoni Renan Silva de Lima.

COMO FUNCIONA

Morador da cidade de Montanhas e professor de Química, José Alberto explica que o processo patenteado foi aplicado para produção de biodiesel através de reações de transesterificação básica.

A transesterificação para obtenção de óleos ocorre através da mistura de óleo vegetal ou gordura animal com um álcool chamado de cadeia curta, geralmente etanol ou metanol, na presença de catalisadores.

Os óleos vegetais são obtidos do girassol, amendoim, mamona, algodão, dendê ou da soja. Este último é o material que os pesquisadores usaram preferencialmente nos experimentos, acarretando que o produto já nasça com uma boa opção de matéria-prima, haja vista que o Brasil é referência mundial em produção da semente de soja.

BAIXO CUSTO

Por sua vez, Keverson Gomes de Oliveira assinala que a nova tecnologia (com casca de tangerina) tem facilidades por se tratar de um resíduo da produção agrícola, com grande produção nacional e mundial, e compreende uma fonte precursora de baixo custo e grande disponibilidade.

Ramoni Renan Silva de Lima acrescenta que o novo processo apresenta uma metodologia de fácil aplicação com tempo de duração curto, com um catalisador, no caso a tangerina, pode ser reutilizado em sucessivas reações de produção de biodiesel podendo obter elevados rendimentos reacionais.

OUTRAS APLICAÇÕES

Observando que a tecnologia desenvolvida está em estágio avançado de desenvolvimento, o grupo de pesquisadores vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) frisara ainda que a aplicação do catalisador pode ser voltada para a produção de bioprodutos como o biolubrificante, por exemplo, o que expande a aplicabilidade do dispositivo.

Eles disseram ainda as próximas etapas do estudo incluem ajustes no processo de obtenção do catalisador, com aumento de rendimento na produção do biodiesel.


Imagem em destaque: tangerinas. Por @waasantista


GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 5 =