Como fazer brinquedos com o que se tem em casa

Exposição virtual para crianças vai até dia 30 de outubro, com postagens às segundas, quartas e sextas, em redes sociais da UFJF


Da UFJF Notícias | De Juiz de Fora (MG)

No mês em que se comemora o Dia das Crianças – 12 de outubro -, o Fórum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) preparou uma programação voltada especialmente para os pequenos, com o objetivo de proporcionar diversão e estimular o fazer artístico.

O evento é inteiramente virtual e pode ser acompanhado pelos perfis do Fórum da Cultura no Instagram e no Facebook.

As publicações são realizadas nas segundas, quartas e sextas-feiras, às 11h.

Durante as quatro semanas de outubro, será possível conferir peças que integram a mostra “Brinquedos” e fazem parte do acervo do Museu de Cultura Popular da UFJF, instalado no Fórum.

A exposição é composta por peças feitas com diferentes materiais e origem em diferentes cidades brasileiras, como Taubaté (SP), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Belém (PA) e Juiz de Fora (MG).

TUTORIAIS

Além da mostra, a programação especial conta com tutoriais on-line que ensinarão o passo a passo para construir brinquedos e jogos da cultura popular, transmitidos de geração a geração.

É possível aprender a fazer um jogo de damas e um de totó com material de fácil acesso, além de aviões de garrafas pet, cata-ventos e muito mais.

A programação vai até 30 de outubro e pode ser conferida em:

Com mais de três mil peças em acervo, o Museu de Cultura Popular possui estatuárias, peças de crenças religiosas e cerâmicas, brinquedos populares, entre outros artefatos de culturas nacionais e estrangeiras.

A delicadeza e a originalidade das obras e utensílios expostos regularmente neste espaço despertam interesse, encantam e fazem sonhar adultos e crianças, proporcionando uma janela para tradições populares em transformação.

FÓRUM DA CULTURA

Instalado em um casarão centenário, o espaço é um centro cultural da UFJF em atividade há mais de quatro décadas, levando à comunidade diversos segmentos de manifestações artísticas e abrindo-se a artistas iniciantes e consagrados para que divulguem seus trabalhos.


Imagem em destaque: tutorial sobre vai-e-vem com garrafa pet


GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 4 =