Dois encontros sobre respeito

II Colóquio Marielle Franco de Direitos Humanos & Diversidade e II Jornada Norte-Nordeste de Gênero e Sexualidade na Educação Profissional recebe inscrições até dia 15


Da Assessoria de Comunicação do IFPE | De Recife (PE)

Com o tema “Corpos interseccionais em luto e em luta”, ocorrem nos dias 19 e 20 de novembro a II Jornada Norte-Nordeste de Gênero e Sexualidade na Educação Profissional e o II Colóquio Marielle Franco de Direitos Humanos & Diversidade.

Os eventos são abertos a qualquer interessado, em especial pesquisadores, estudantes, técnicos e membros de movimentos sociais.

São inteiramente on-line, gratuitos, acessíveis em Libras e com certificação.

As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de outubro pelo site do evento.

Além de ouvintes, os participantes também podem submeter resumos, relacionados a um dos seis simpósios temáticos que ocorrerão nos eventos, por meio de formulário eletrônico disponível neste link, também até o dia 15 de outubro.

A II Jornada é fruto de um projeto de pesquisa envolvendo várias instituições de ensino e financiado pelo edital universal do CNPq. A produção do conhecimento e as práticas pedagógicas desenvolvidas por essas instituições de formação profissional apontam para uma invisibilidade, vulnerabilidade e sofrimento envolvendo estudantes mulheres e/ou LGBT+.

Por isso, ressaltam os pesquisadores, a relevância em pautar essa temática em tempos de pandemia, criando modos de resistir às tentativas de apagamento da memória desses sujeitos em luto e em luta.

Na mesma perspectiva, o II Colóquio Marielle Franco de Direitos Humanos e Diversidade propõe dar continuidade ao debate sobre a conquista e o reconhecimento de direitos.

E ainda sobre o respeito às diversidades culturais, de gênero e étnico-raciais, problematizando a fragilização da democracia no Brasil em contexto pandêmico e suas implicações para as populações mais vulneráveis. Refletir sobre o papel estratégico da formação de professores e da educação profissional e tecnológica enquanto atores e espaço de resistência também faz parte.

Os eventos contam na organização com os Institutos Federais de Pernambuco (IFPE), Rio Grande do Norte (IFRN), do Pará (IFPA) e da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), e ainda com o apoio dos Programas de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP/IFRN), Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFPA) e em Educação (PPGEd/UFRN); da Universidade de Montpellier (França) e da Universidade Jean-Monnet/Saint Étienne (França).

“Em tempos em que a educação vem sendo tão atacada, onde a diversidade não têm encontrado espaços de qualidade e respeito para o diálogo sério e proativo, onde as minorias têm sido escanteadas na proposição das políticas públicas, e ainda por cima, o fundamentalismo e o reducionismo têm sido evocados como saída para a difícil situação social do Brasil, espaços colaborativos, de trocas de práticas e saberes, são alternativas importantes para a busca de solução coletiva para os problemas públicos e comuns aos cidadãos brasileiros. Para tal, as instituições reunidas nestes dois encontros estão somando forças para o fortalecimento desses debates”, destaca a psicóloga Rossana Rameh de Albuquerque, da Diretoria de Assistência Estudantil da Reitoria do IFPE.

HISTÓRICO

A primeira edição da Jornada Norte-Nordeste ocorreu em novembro de 2019 no Campus Belém do Instituto Federal do Pará e teve como tema “Potências do corpo e mal-estar contemporâneo na Educação Profissional”. Sob a coordenação da professora Natália Cavalcanti (IFPA/ProfEPT), o evento contou com a colaboração de outros pesquisadores e estudantes do Grupos de Estudos e Pesquisas em Cultura, Educação e Política.

O II Colóquio Marielle Franco de Direitos Humanos e Diversidade, que teve sua primeira edição em 2018, no Campus Belém do IFPA, situa-se na continuidade do debate sobre a conquista e o reconhecimento de direitos, sobre o respeito às diversidades culturais, de gênero e etnicorraciais no âmbito do IFPA.


Imagem em destaque: arte de divulgação dos eventos


GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 3 =