Moda inclusiva: a empatia a serviço da arte e da técnica

Estudante de instituição pública desenvolve projeto de roupas de festa para mulheres com nanismo e é finalista de prêmio na região Sul


Por Comunicação IFSC Jaraguá do Sul | De Jaraguá do Sul (SC)

A aluna Tainara Ribeiro, da 2ª fase do curso superior de Tecnologia em Design de Moda do Câmpus Jaraguá do Sul-Centro do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), é uma das 20 finalistas da 8ª edição do Prêmio Brasil Sul de Moda Inclusiva.

A premiação reúne trabalhos de estudantes de artes e moda que se preocupam com a produção de roupas adaptadas para pessoas com deficiência.

Com um projeto focado na confecção de roupas de casamento para pessoas com nanismo, a estudante do IFSC é a única representante de uma instituição pública catarinense na final.

Apesar de ter 1,78 metro de altura, Tainara decidiu se dedicar ao estudo do corpo e do vestuário para pessoas com nanismo ou deficiências similares.

A aproximação com o tema, porém, começou em 2018, quando entrou no curso técnico em Produção e Design de Moda, também do IFSC de Jaraguá do Sul.

“Desde o primeiro dia os professores nos chamaram a atenção para a moda inclusiva, nos disseram para ‘abrir a mente’ e sair da mesmice. E é fascinante quando você começa a focar nesse tema”, diz.

Para concluir o curso técnico em 2019, a estudante optou por realizar seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) abordando as dificuldades de encontrar vestidos de noiva e de madrinha de casamento por quem tem nanismo ou deficiências semelhantes.

“Eu identifiquei uma grande dificuldade relacionada à busca de vestidos para festa. Nas lojas, por exemplo, as opções de ajuste ficam muito restritas à altura. Mas é um absurdo, pois ninguém tem o corpo igual a ninguém. Para este público, então, fica ainda mais difícil, pois existem medidas do corpo que não são facilmente ajustáveis”, explica.

DESAFIO

Um outro desafio foi a valorização da feminilidade das modelos escolhidas por Tainara.

“Elas me contaram que as roupas que precisam vestir muitas vezes são infantis. Mas estamos falando de mulheres adultas e um pedido importante que me fizeram foi que as roupas refletissem essa feminilidade”, destaca.

O trabalho desenvolvido por Tainara Ribeiro já foi colocado à prova no desfile de conclusão de curso realizado em 2019, no IFSC. Porém, o trabalho precisou evoluir, com novas adaptações e melhorias.

FINAL DO PRÊMIO SERÁ EM NOVEMBRO

O resultado será levado aos palcos novamente na final do Prêmio Brasil de Moda Inclusiva, em 27 de novembro, em Florianópolis, quando três modelos escolhidas pela estudante apresentarão os novos looks desenvolvidos e confeccionados por ela.

Serão, no total, 60 modelos representando os 20 projetos finalistas.

Todo o custo de produção dos vestidos e demais arranjos foram custeados, até o momento, exclusivamente pela própria estudante.

Porém, para levar o projeto aos palcos da final do Prêmio Brasil Sul de Moda Inclusiva, Tainara estima que ainda terá um gasto aproximado de mais R$ 2.000.

“Como é um projeto muito delicado, pois os tecidos e aviamentos para noivas e madrinhas possuem um valor agregado maior, vou ter um novo gasto significativo. Fora o custo de ir até Florianópolis com minhas modelos”, aponta.

VAQUINHA ONLINE

Para ajudar a arrecadar o valor necessário para ir até a finalíssima, Tainara criou uma vaquinha online.

Para acessar e fazer uma doação, clique aqui.

Caso o valor arrecadado supere o valor gasto com o projeto e com o deslocamento, o dinheiro que sobrar será doado para a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Jaraguá do Sul.


Fotos do desfile de conclusão do curso técnico em Produção e Design de Moda do IFSC Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, em 2019. Por Reginaldo Lamin.


GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 3 =