Cartilha explica os vários tipos de assédio: moral, no trabalho e sexual

Publicação traz exemplos, como a diferenciação entre abordagem autoritária e cantada. Baixe aqui o material


Do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) | De São Paulo (SP)

O Núcleo de Estudos sobre Gênero e Sexualidade (Nugs) do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) publica a cartilha “Assédio nas Organizações”, com objetivo de trazer informações a toda a comunidade sobre como o assédio acontece e as formas de denunciá-lo.

Elaborado com apoio do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe-SP), o material traz informações e exemplos de condutas de assédio moral e sexual.

————————————————

Confira alguns exemplos:

  • Assédio moral é a conduta abusiva que se manifesta notadamente por comportamentos, palavras, atos, gestos, que podem causar danos à personalidade, à dignidade ou à integridade física ou psíquica de uma pessoa,colocando em risco o emprego desta ou degradando o clima de trabalho.
  • Assédio nas organizações consiste na exposição de trabalhadoras e trabalhadores a situações humilhantes, degradantes ou constrangedoras, geralmente repetitivas e prolongadas, durante o horário de trabalho e no exercício de suas funções, situações essas que ofendem a sua dignidade ou integridade física.
  • Fragilização, ridicularização, inferiorização, humilhação pública do trabalhador, ou divulgação de boatos sobre sua moral estão entre exemplos que se caracterizam como assédio no trabalho.
  • O assédio sexual se caracteriza, entre outros aspectos, pela manifestação sensual ou sexual, alheia à vontade da pessoa a quem se dirige. Ou seja,abordagens grosseiras, ofensas e propostas inadequadas que constrangem, humilham,amedrontam. É essencial que qualquer investida sexual tenha o consentimento da outra parte, o que não acontece, por exemplo, quando uma mulher leva uma cantada.
  • A cantada é do signo da sedução e o assédio da ordem autoritária, perversa; a primeira promete um acréscimo, a vivência de uma experiência luminosa; o segundo promete um castigo se não for atendido em suas investidas.

————————————————

“O IFSP preza por um ambiente de respeito aos direitos humanos, o que inclui os direitos sexuais. Desse modo, não compactua com comportamentos assediadores e deve oferecer acolhimento às vítimas e encaminhamentos administrativos para apuração e aplicação das devidas penalidades a agressores”, afirma material de divulgação da cartilha.

Clique aqui para acessar e baixar a cartilha “Assédio nas Organizações”.


Imagem em destaque: capa da cartilha


GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 9 =