Livro orienta professores a abordar covid-19 em aulas

E-book pode ser baixado gratuitamente, e é voltado a docentes de ensino médio e de cursos de graduação


Por Carlos Germano, da Ascom/UFPB | De João Pessoa (PB)

Pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lançaram o e-book “Aspectos biológicos da covid-19: um enfoque científico e didático” em 19 de julho. Após três semanas do lançamento, já atingiu quase mil downloads.

O livro digital, publicado pela Editora UFPB, aborda características do novo coronavírus (Sars-CoV-2), agente da atual pandemia da covid-19.

O objetivo da obra é oferecer material organizado a partir de dados científicos, para suprir o estudo da vovid-19 no ensino médio e em cursos de graduação.

“A publicação vai ajudar docentes que estão ministrando aulas remotas, oferecendo um material de qualidade para que possam falar sobre diferentes aspectos do novo coronavírus”, afirma a professora Darlene Persuhn, organizadora do e-book.

A obra, que tem cunho informativo, estabelece ligações com conceitos de bioquímica, genética, virologia, imunologia, fisiologia e zoologia, além de explicar aspectos clínicos.

A professora organizadora acrescenta: “Recebemos feedback de docentes de escolas que estão utilizando o recurso com seus alunos, destacando a facilidade de disponibilizar o texto completo de maneira on-line e gratuita”.

A leitura aborda capítulos como “Qual é o agente etiológico (causador) da covid-19?”; “Como o Sars-CoV-2 é transmitido e como pode ser evitado?”; “Quais são os hospedeiros naturais de Sars-Cov-2”?; “Quais são os métodos mais utilizados para diagnosticar covid-19?”; e “Como o Sars-CoV-2 se liga às células humanas?”.

O trabalho envolveu professores de programas de pós-graduação e da Comissão de Enfrentamento da covid-19 da UFPB, em colaboração com outros docentes da casa e de mestres formados pela federal paraibana.

Cooperaram para a publicação os pesquisadores José Maria Chagas Viana Filho, Bruno Henrique Andrade Galvão, Constantino Giovanni Braga Cartaxo, Cristina Wide Pissetti, Eduardo Sergio Soares Sousa; Gláudia Martins Balbino da Silva; João Otávio Scarano Alcântara, Naila Francis Paulo de Oliveira, Pedro Cordeiro Estrela de Andrade Pinto, Temilce Simões de Assis, Wallace Felipe Blohem Pessoa e Walter Barbosa Ferreira.


Imagem em destaque: reprodução do e-book


GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 6 =