Comida, luz e aluguel tornam inflação mais alta para famílias mais pobres

Indicador do Ipea mostra que, nos últimos 12 meses, custo de vida para renda muito baixa é 70% maior do que para renda elevada


Da Assessoria de Comunicação do Ipea | De Brasília (DF)

O Indicador Ipea de Inflação por Faixa de Renda, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) neste mês, aponta que recentes aumentos no custo de comida, aluguel e energia elétrica estão prejudicando principalmente as famílias mais pobres.

Só em julho, os reajustes médios da tarifa de energia ficaram em 2,6%, e nos valores dos aluguéis, de 0,53%. Esses itens responderam por metade do aumento no custo de vida para as famílias de renda muito baixa.

As famílias de menor poder aquisitivo também sofreram com alguma pressão vinda dos alimentos no domicílio, especialmente carnes (3,7%) e leites e derivados (3,8%), em julho.

Ainda que em menor escala, a alta do grupo transportes – com aumento dos combustíveis (3,1%) e das tarifas de metrô (0,94%) – também ajuda a explicar esse quadro inflacionário para a faixa de renda mais baixa.

Pela tabela mais abaixo, vê-se que acumulado do ano, a inflação continua mais amena para as classes mais altas (0,03%), comparativamente aos segmentos de renda mais baixa (1,2%).

Nos últimos 12 meses, a inflação dos mais pobres foi de 2,9%, acima do índice de 1,7% que atingiu as famílias de maior poder aquisitivo. Ou seja, 70% superior.

Clique aqui e confira o levantamento completo.

O Indicador Ipea de Inflação por Faixa de Renda é calculado mensalmente, com base nas variações de preços de bens e serviços disponibilizados pelo Sistema Nacional de Índice de Preços ao Consumidor (SNIPC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Imagem em destaque: gráficos comparando alta do custo de vida para pobres e ricos. Por Ipea


GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 2 =