Seca, e chão rachado. No Sul

Em Curitiba, por exemplo, racionamento em vigência desde março tem agora em agosto uma fase ainda mais rigorosa, com rodízio de 36h x 36h. Confira dicas para economizar


Por Wagner de Alcântara Aragão (@waasantista) | De Curitiba (PR)

Represas com chão rachado, caixas d’água vazias, vácuo nas torneiras, caminhões pipa fazendo o abastecimento.

Cenas que eram recorrentes no semiárido brasileiro, no Nordeste, tornaram-se em 2020 comuns, na outra ponta do mapa, na região Sul.

Os três estados – Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná – acumulam meses de estiagem.

Perdas em atividades econômicas, como a agropecuária; desequilíbrio ambiental (a nuvem de gafanhotos na fronteira como símbolo dessa desordem); e falta de água para consumo humano.

Em Curitiba e região metropolitana, desde março vigora o rodízio no abastecimento.

A partir deste sexta-feira, 14 de agosto, o rodízio será intensificado, conforme anunciou nesta semana a companhia de saneamento paranaense, a Sanepar.

Represa do Passaúna, na divisa de Campo Largo com Curitiba. Foto de Gilson Abreu/Agência Estadual de Notícias do Paraná

O rodízio será no sistema 36 horas x 36 horas: por um dia e meio o fornecimento de água é cortado; por um dia e meio o abastecimento é retomado, e assim sucessivamente. Pelo menos 1,2 milhão de habitantes serão atingidos.

“A medida é necessária devido à forte estiagem que afeta os níveis dos reservatórios do Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (Saic)”, informa a Sanepar, que acrescenta:

“O nível médio dos reservatórios [de Curitiba e região] chegou a 28,85%, o pior nível da história da medição da Sanepar.”

—————————————————

CAMPANHA META20 | Orientações da Sanepar

DIMINUIR O TEMPO DE BANHO | Considerando uma vazão média de 6 litros de água por minuto, um banho de 10 minutos consome 60 litros de água. Diminua esse tempo para cinco minutos e economize 30 litros. Em uma casa com quatro pessoas, serão economizados 120 litros por dia. No final do mês, a economia será de 3.600 litros de água somente reduzindo pela metade o tempo do banho.

DESLIGAR A TORNEIRA NA ESCOVAÇÃO DOS DENTES OU USAR UM COPO PARA ENXÁGUE |Mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes. Em apenas dois minutos de torneira aberta, você gasta cerca de 13,5 litros de água. Se você abrir o mínimo torneira, consumindo, por exemplo, 3,5 litros, serão preservados 10 litros de água. Ao escovar os dentes três vezes ao dia, serão 30 litros economizados. Em um mês, uma única pessoa, terá economizado 900 litros de água somente controlando a torneira na escovação.

Não faça a barba durante o banho. Lembre que 10 minutos de chuveiro ligado consomem no mínimo 60 litros de água.

DESCARGA NO VASO SANITÁRIO |As caixas de descarga acopladas ao vaso sanitário têm vazão de 6 litros por vez. Coloque dentro das caixas uma garrafa de refrigerante embalagem PET de 1 litro com terra ou pedra ou água da máquina de lavar. Isso economizará um litro por descarga sem comprometer a eficiência. Considerando que uma pessoa utiliza o vaso sanitário em média quatro vezes ao dia, em uma casa com quatro pessoas serão economizados 16 litros de água. Em um mês: 480 litros de economia.

LAVAR LOUÇA |O ideal é acumular a louça. Por exemplo, empilhe e separe a louça do café e lave-a junto com a louça do almoço. Em média, uma torneira de pia de cozinha, funcionando 15 minutos consome 120 litros de água. Ensaboe a louça com a torneira fechada. Se a economia for de 60 litros, em 30 dias serão 1,8 mil litros.

REDUTOR DE ÁGUA | Uma peça de fácil instalação e que pode diminuir pela metade a quantidade de água que sai das torneiras. Conhecida nas lojas de material de construção como “redutor de vazão”, pode ser encontrada em diferentes modelos e kits.

Os redutores são pequenos anéis que controlam a quantidade de água na saída das torneiras de banheiros, cozinhas e tanques. A instalação é simples e não requer contratação de encanador.

Considerando o consumo médio da torneira de pia de lavar louça, com 120 litros em 15 minutos, o uso do redutor pode trazer uma economia de, no mínimo, 50%. Ou seja, 1,8 mil litros em um mês.

LAVAR CARRO E CALÇADAS, NEM PENSAR | Use a vassoura para limpar o quintal, a calçada ou as áreas comuns de prédios e empresas ou reutilize a água que sai da máquina de lavar roupa. Para se ter uma ideia, uma mangueira ligada por 15 minutos gasta 280 litros de água.

Use um balde e um pano para limpar o carro. Lembre-se novamente: uma mangueira ligada por 15 minutos gasta 280 litros de água.

VAZAMENTOS | Preste atenção e conserte eventuais vazamentos na sua casa. Um buraco de 2 mm em um cano de uma única casa desperdiça 3.200 litros de água por dia.

————————————————–

A companhia lançou a Campanha Meta20, com medidas e orientações para redução de 20% no consumo de água em Curitiba e região, em um mês.

“Esses 20% equivalem a 100 milímetros de chuva. Com 100 milímetros de chuva ou de economia da população, ganhamos um mês de reservação”, explica o presidente da Companhia, Claudio Stabile.

“Se não houver redução de consumo e não chover no período de avaliação, existe a possibilidade de ampliação do tempo sem água, caso o índice dos reservatórios fique abaixo de 25%. Neste cenário crítico, a população poderá ficar 48 horas sem água e 24 horas com abastecimento”, adverte a Sanepar.


Imagem em destaque: fôlder de campanha para redução do consumo de água em Curitiba


GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 6 =