Plataforma traz tudo sobre a hanseníase

Uma das doenças mais antigas do mundo, e das mais estigmatizadas, tem dúvidas, orientações e indicações de tratamento reunidas em um só ambiente


Por Jorge Medina, da Ufes | De Vitória (ES)

Professores e estudantes do curso de Medicina da Universidade Federal do Espírito Santos (Ufes) lançaram nesta segunda-feira, dia 10, a plataforma digital Informa Hanseníase.

O objetivo é reunir informações sobre o tema e melhorar a qualidade de vida das pessoas diagnosticadas com a doença.

A plataforma é acessível pelo endereço: https://br.infohansen.org/.

Lá estão informações atualizadas sobre a hanseníase, suas causas, sintomas, tratamento, diagnóstico e prevenção.

Também serão divulgadas pesquisas desenvolvidas no país e no exterior sobre a doença, projetos de pesquisas, artigos científicos e eventos científicos e acadêmicos, além de um canal aberto para a comunidade em geral tirar dúvidas, receber materiais informativos e enviar sugestões.

A estudante Maria Clara Caetano, uma das responsáveis pelo projeto, explica o que motivou a iniciativa:

“A principal motivação para a realização do projeto se deu em razão de que não havia, até então, plataformas totalmente brasileiras de informação e conscientização que visassem compartilhar informações e incluir a comunidade de forma tão ampla. Assim, o objetivo de difundir conhecimento acessível, sobretudo no Brasil, que é um país endêmico em hanseníase, reside no fato de que ainda há pouco material acessível para a população sobre a doença, o que permite o estigma.”

A plataforma vai disseminar informações de forma objetiva e direta, com uma linguagem acessível, sobretudo para a comunidade em geral.

“Dessa forma, vamos fornecer conteúdos de qualidade e de fácil entendimento, transmitindo uma informação sólida, capaz de amparar as pessoas afetadas pela hanseníase, bem como atingir a sociedade em geral”, enfatiza Maria Clara Caetano.

A rede também vai disponibilizar diversas publicações, como capítulos do livro Hanseníase na Prática Clínica, ensaios, comunicações, entrevistas, espaço para publicação de imagens, exibição virtual, quadro de eventos e um espaço destinado à comunidade. Por meio do site, o projeto abordará, além da divulgação de aspectos científicos, aspectos da doença e de sua história sociopolítica no Brasil e no mundo.

O conteúdo será publicado em quatro idiomas: português, inglês, francês e espanhol. “Estamos formando parcerias com países endêmicos em hanseníase, que possuem um desses idiomas como língua oficial, para que haja maior difusão do conhecimento. O Informa Hanseníase surge como uma proposta inovadora no Brasil de disseminação ampla e acessível de conteúdo digital acerca da doença”, explica Maria Clara Caetano.

Além do site https://br.infohansen.org/, o projeto está disponível em um canal no YouTube e nas mídias sociais, como Facebook, Instagram e Twitter.

EQUIPE

A plataforma será coordenada pela professora do Departamento de Medicina Social do Centro de Ciências da Saúde (CCS) Patrícia Deps. Ela é médica dermatologista, com 30 anos de experiência na área de hanseníase e vários trabalhos publicados no Brasil e no exterior sobre a doença.

Além dos professores e alunos do curso de Medicina da Ufes, participam do Informa Hanseníase pesquisadores, médicos, dentistas, enfermeiros e outros profissionais da saúde.

O projeto também tem parceria com várias instituições, entre elas a Secretaria de Saúde do Estado do Espírito Santo (Sesa), o Movimento pela Reintegração das Pessoas Afetadas pela Hanseníase (Morhan), a Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH), a organização holandesa infoNTD (Neglected Tropical Diseaes) e o Centro Internacional de Conhecimento de Recursos Informativos sobre a Hanseníase (Infolep).

SOBRE A DOENÇA

Conforme informações divulgadas pelo projeto, a hanseníase é uma das doenças mais antigas do mundo. Sua antiguidade e história, no entanto, não tem sido suficiente para garantir que os acometidos por ela sejam acolhidos socialmente, sem preconceito ou discriminação, e possam seguir o curso da vida como um cidadão comum.

“Muitas pessoas ainda acreditam que essa doença não existe fora das histórias bíblicas. O desconhecimento sobre a hanseníase estende-se muito além da doença em si, envolvendo também, dentre outras coisas, o desconhecimento das medidas adotadas mundialmente para sua erradicação e para a inclusão social das pessoas afligidas pela hanseníase”, relata Maria Clara Caetano.

Em 2015, 211.973 pessoas foram diagnosticadas com hanseníase em mais de cem países, sendo a Índia, o Brasil e a Indonésia os três países com os maiores números de casos.

Em 2016, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS), definiu, segundo o projeto Informa Hanseníase, uma nova Estratégia Global da Hanseníase (2016-2020), que estabeleceu a aceleração das medidas para um mundo livre da enfermidade, baseando-se no fortalecimento das ações governamentais pelo incentivo das parcerias, da eliminação da doença e suas complicações, do combate à discriminação e da promoção da inclusão social.

“Sendo assim, ações de educação em saúde e educação médica precisam ser implementadas para que esses objetivos sejam alcançados”, sublinha Maria Clara Caetano.


Imagem em destaque: reprodução de telas com a página inicial da plataforma


GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 6 =