A universidade federal que há 15 anos desenvolve o Recôncavo Baiano

UFRB, constituída em 2005 e que começou a oferecer cursos em 2006, levou ensino, pesquisa e extensão a cidades até então excluídas


Da Ascom da UFRB | De Cruz das Almas (BA)

No dia 29 de julho de 2005, há 15 anos, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi criada.

Participando cada vez mais do desenvolvimento dos territórios do Recôncavo, Portal do Sertão e Vale do Jiquiriçá por meio da educação, já formou mais de 10,5 mil profissionais nos seus Centros de Ensino, espalhados por seis cidades.

Além disso, aplica projetos e ações de pesquisa, extensão, inovação e cultura, em estreita relação com a comunidade.

Nesses 15 anos, a Federal do Recôncavo se consolidou como universidade inclusiva, de qualidade e socialmente referenciada.

Atualmente, os números da UFRB são expressivos: 13,7 mil estudantes, 906 professores, 687 técnicos administrativos, 370 colaboradores terceirizados. São 64 cursos de graduação, 32 de pós, além de ter realizado mais de 5,2 mil ações de extensão.

Durante o mês de julho, a Assessoria de Comunicação (Ascom) apresentou a campanha “UFRB 15 anos – Nossa história tem um bocado da gente”, com produtos diários que retrataram a história da instituição, destacando os elementos formadores de sua identidade.

Baseada no conceito de representatividade, a campanha apresentou personagens que passaram pela UFRB, suas memórias, contribuições, vivências, que deixaram marcas para construção dessa história. Uma história com um “bocado da gente”!

Os materiais criados podem ser vistos no hotsite ufrb.edu.br/portal/15anos.

——————————————-

RESUMO DA HISTÓRIA DA UFRB

  • Lei federal 11.151, sancionada em 29 de julho de 2005 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cria a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB)
  • A UFRB é instalada no que era o campus Agronomia da Universidade Federal da Bahia, em Cruz das Almas; e também são criados campi em Cachoeira, Santo Antônio de Jesus e Amargosa. A UFRB começa a funcionar ao público em 2006.
  • Em 2013, no governo de Dilma Rousseff, são inaugurados mais três campi: Santo Amaro e Feira de Santana

——————————————–


Imagem em destaque: reitoria da UFRB em Cruz das Almas. Foto de Celso Borges/UFRB


GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 8 =