Gênero e sexualidade: como abordar na escola?

Simpósio online, gratuito, aberto a toda pessoa interessada no tema, promovido pela UEL, ocorre entre 4 e 6 de agosto. Inscrições abertas


Por Thaynara Junqueira, da Agência UEL | De Londrina (PR)

Professores do Departamento de Educação do Centro de Educação, Comunicação e Artes da Universidade Estadual de Londrina (UEL), por meio do Programa de Pós-graduação em Educação, promovem entre os dias 4 e 6 de agosto o 1º Simpósio: Currículo, Gênero, Sexualidade e Educação.

O evento, que será realizado via plataforma Google Meet, tem como objetivo compreender as problemáticas dos temas no campo da educação.

O professor Rogério Junqueira, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), abre a programação do Simpósio, dia 4 de agosto, a partir das 19 horas. Ele vai proferir palestra sobre o tema “A ofensiva antigênero, a escola e o direito à educação”.

O segundo dia da programação do Simpósio contará com um ciclo de debates.

O primeiro debate é a partir das 14 horas, com o tema “Compreensões acerca do Gênero e da Sexualidade: conceitos, interfaces e perspectivas”. O debate terá a participação dos professores do Programa de Pós-graduação em Educação da UEL, João Fernando de Araújo e Reginaldo Aparecido da Silva.

Em seguida, a programação traz o debate sobre “Gênero e currículo escolar: possibilidades de diálogo”, também com a participação dos professores do Programa de Pós-graduação em Educação da UEL, Tania Paula Peralta, Taila Angélica da Silva, Andréa Maria da Silva Caetano e Samuel de Oliveira Rodrigues.

PERGUNTAS

A partir das 17 horas do dia 5, ocorre uma rodada de perguntas com a mediação da professora do Programa de Pós-graduação em Educação da UEL, Karina Jacób Monteiro.

Para finalizar, às 19 horas, o professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Anderson Ferrari, faz uma palestra com o tema  “Gênero, sexualidade e currículo: investimentos nos sujeitos “.

No terceiro e último dia do evento, 6 de agosto, a partir das 14 horas, haverá um debate sobre “Gênero, sexualidade e currículo: investimentos nos sujeitos”, com a participação de Mariana Montagnini Cardozo e Matheus Crivelari Fortes, professores do Programa de Pós-graduação em Educação da UEL.

PRIMEIRA INFÂNCIA

Em seguida, às 15h30 começa o debate sobre “Um conto ou um ponto? Como discutir gênero na primeira infância: implicações e possibilidades na prática docente”, que conta com as palestrantes Mariana Montagnini Cardozo, Roberta Franciele da Silva , Karina Jacób Monteiro e Tatiana de Freitas Silva, discentes do Programa de Pós-graduação em Educação da UEL. A partir das 17 horas, acontece a última rodada de perguntas, com a mediação da professora Karina Jacób Monteiro.

O encerramento do 1º Simpósio: Currículo, Gênero, Sexualidade e Educação será com a palestra sobre “Gênero e sexualidade: representações no contexto escolar”, com a professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Eliane Rose Maio., às 19h de 6 de agosto.

As inscrições (gratuitas) estão abertas e podem ser feitas neste link clicando aqui. O evento possui carga horária de 20 horas e é totalmente online. Mais informações pelo e-mail simposiocgse@gmail.com.


Imagem em destaque: cartaz de divulgação do evento


GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 1 =