Em ano de pandemia, bancos aumentam tarifas

Pacotes de serviços prioritários tiveram reajustes acima da inflação, em seis instituições analisadas, entre elas as privadas Itaú, Santander, Bradesco e Safra


Da Assessoria de Comunicação do Procon-SP |De São Paulo (SP)

Com o objetivo de verificar a evolução das tarifas bancárias no último ano, o Núcleo de Inteligência e Pesquisas da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor do Procon-SP realizou pesquisa analítica sobre as tarifas bancárias das principais instituições financeiras: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander.

Foram analisadas e comparadas as tabelas de serviços prioritários e dos pacotes padronizados vigentes em 2019 e em 2020 das seis instituições.

A equipe de pesquisas também conferiu como esses mesmos bancos estão agindo em relação à nova tarifa de concessão de cheque especial. As tabelas, com vigência em 20/05/2019 e em 02/06/2020, foram coletadas nos sites dos bancos.

Comparando os valores médios cobrados pelas tarifas dos serviços prioritários de 2020 com os de 2019, observou-se que houve em média um acréscimo de 3,87%, acima da inflação de 2,36% registrada pelo IPC-SP (indicador da Fipe), para o período analisado.

Na comparação entre as cobranças praticadas em 2019 e 2020 constatou-se que todas as instituições aumentaram o valor de pelo menos uma de suas tarifas referentes aos serviços prioritários.

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BANCOS PRIVADOS | TARIFAS DE SERVIÇOS PRIORITÁRIOS COM AUMENTO
Bradesco: 25 tarifas de serviços prioritários com aumento
Santander: 24 tarifas de serviços prioritários com aumento
Itaú: 22 tarifas de serviços prioritários com aumento
Safra: 01 tarifa de serviços prioritários com aumento

BANCOS PÚBLICOS | TARIFAS DE SERVIÇOS PRIORITÁRIOS COM AUMENTO
Banco do Brasil: 25 tarifas de serviços prioritários com aumento
Caixa: 17 tarifas de serviços prioritários com aumento

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Desde 6 de janeiro, o Banco Central limitou a cobrança da taxa de juros do cheque especial para pessoa física em 8% ao mês, mas, em contrapartida, instituiu uma nova tarifa sobre a concessão de cheque especial que exceder o limite de R$ 500,00.

Conforme estipulado na Resolução 4765/19, a cobrança da tarifa deve ser efetuada no máximo uma vez por mês, devendo ser observado os seguintes limites máximos: 0% para limites de crédito de até R$ 500,00; e 0,25% para limites de crédito superiores a R$ 500,00, calculados sobre o valor do limite que exceder R$ 500,00.

De acordo com as informações coletadas pela equipe de pesquisas do Procon-SP nos sites das instituições, os bancos públicos Banco do Brasil e Caixa; e os privados Bradesco e Itaú informam que isentam os seus clientes de tal tarifa. No site do Santander não há informação sobre a cobrança, e o Safra informa que o valor máximo da tarifa é de R$ 29,90.

Foram analisados e comparados os pacotes padronizados de serviços prioritários, que as instituições financeiras são obrigadas a disponibilizar por determinação do Banco Central. Entre os bancos, a maior diferença encontrada foi de 45,16% no pacote padronizado IV: enquanto no Itaú o valor praticado era de R$ 45,00, no Safra era de R$ 31,00.

É direito do consumidor utilizar os serviços essenciais, os quais devem ser devidamente informados e oferecidos gratuitamente pelo banco e compreendem: 10 folhas de cheque (exceto para contas que só permitem a movimentação com cartão), 4 saques, 2 extratos dos últimos 30 dias e duas transferências entre contas da própria instituição.

A contratação do pacote não é obrigatória, não podendo ser imposta pelo banco; é interessante que, antes de contratar um pacote de serviços, o consumidor verifique se os serviços gratuitos (definidos pelo Banco Central como essenciais) já atendem as suas necessidades.


Imagem em destaque: agência do banco privado e de capital espanhol Santander em Salvador. Foto da Contraf


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