O que você “Queria que soubessem” em 2050 sobre hoje, 2020?

Cápsula do tempo em Juiz de Fora vai reunir cartas para serem lidas daqui a 30 anos. Depoimentos serão colhidos enquanto durar a pandemia.


Do site da UFJF | De Juiz de Fora (MG)

Se você tivesse a chance de ir para o futuro contar para todos sobre o momento atual, o que você diria? Como seria seu relato? Faria um desabafo? Daria conselhos? Chamaria a reflexões? Que tal embarcar com a gente?

O projeto “Queria que soubessem”, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), vai reunir cartas de todos e todas com algum vínculo com a Universidade, inclusive de gente que já passou por aqui, e guardá-las em uma cápsula do tempo, a ser aberta no ano de 2050 pelas pessoas que virão depois de nós.

O objetivo é retratar nossa época a partir da experiência de todos e de cada um.

Para participar, é preciso acessar o formulário do projeto, preencher os dados e redigir a carta no espaço delimitado (equivalente a 30 linhas).

Algumas cartas serão logo publicadas nos canais de comunicação da UFJF, em forma de texto e de vídeo, lidas por convidados e convidadas pela Universidade.

E todas as cartas, mesmo as não divulgadas, estarão na cápsula, que pode ser um cofre, um baú ou algo similar, guardada em local a ser definido.

O projeto é aberto para estudantes, docentes, técnicos administrativos em Educação, terceirizados, participantes e beneficiados por projetos de extensão e egressos (ex-alunos) da UFJF e do Colégio de Aplicação João XXIII.

As cartas podem ser enviadas enquanto durar a pandemia provocada pelo novo coronavírus. A depender do volume e da qualidade do material reunido, há a possibilidade de se montar uma mostra com algumas das cartas recebidas após o fim do período de distanciamento social.

É importante que o conteúdo enviado não possua palavras chulas, agressões pessoais e/ou mensagens que possam gerar transtornos judiciais para autor(a) e/ou Universidade.

Com o projeto, a UFJF busca fazer um recorte histórico a partir do olhar de cada pessoa, com a expectativa de comunicar-se com o futuro e, quem sabe, interferir positivamente no curso da história.

O “Queria que soubessem” é idealizado e desenvolvido pela Diretoria de Imagem Institucional.


Imagem em destaque: rascunhando a história. Foto de Gustavo Tempone/UFJF


GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco; CPF 257.618.408-12)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 4 =