E se o vírus da empatia contaminasse o Brasil? Por Nicole Zadorestki Caroti

O bolo de cenoura de Dona Áurea – a Tia Boa -, a amoreira que ainda resiste e um passeio a cavalo sob o arrebol santista, em tempos de pandemia do novo coronavírus.


E se o vírus da empatia contaminasse o Brasil?
Por Nicole Zadorestki Caroti | De São Vicente, Baixada Santista (SP)

Um texto que não era para ser tão íntimo, mas ao final, acabou sendo. Leia com carinho.

Esse período de isolamento social tem sido angustiante. Não por estar afastada das multidões, pois nunca fui do tipo que curte uma aglomeração. Mas pelas notícias e como o Brasil busca enfrentar este vírus – de forma pouco saudável, confesso.

Sou de  família humilde, como muitas pessoas dizem. Todavia, não gosto desta descrição: humilde. Humildes, penso… Parece até que somos singelos em falar do pouco dinheiro na carteira.

Desde pequena – lembro muito disso –  era difícil ter grana para o lazer. Por consequência, o acesso ao consumo desta área esteve em extinção por muitos anos – pelo menos, para mim. As moedas que apareciam já tinham passagem comprada para os insumos mensais. As contas de água e luz destroem o planejamento do mês.

De vez em quando, com a inflação baixa, era recompensador arriscar a comprar guloseimas no supermercado. Bendito sejam os dias que tínhamos bolachas recheadas, iogurtes e batata frita na geladeira. Pedir uma pizza – algo simples e comum – só veio a acontecer depois dos meus 18 anos.

Quase perto dos 19 consegui meu primeiro estágio após entrar na universidade. Com o escasso dinheiro, coloquei internet em casa e comecei a desfrutar das entregas por delivery. Para uma parcela da população, colocar pobre na faculdade é crime. A pena pode ser ainda maior, se o dinheiro que paga a mensalidade vem do governo. No meu caso é, admito.

Minha avó me criou criou por muitos anos com a ajuda financeira de parentes próximos. Declaro, que ir ao hospital era raro. Até porque, por não termos convênio médico, buscávamos ao máximo só ir em extrema necessidade. Sabíamos que caso fôssemos, o atendimento não seria tão bom quanto o particular. Ainda assim, era de extrema importância saber que existia um hospital público disponível quando me sentisse enferma.

Folha seca da amoreira, no comecinho de outono. Foto de Nicole Zadorestki Caroti

Agora, cheguei na ferida. Aqui em casa, o isolamento social acontece há mais de 40 anos. Não vejo a minha avó sair além de ir ao mercado ou na padaria. Meus outros parentes, embora possam ir um pouco mais longe, ainda assim, não saem da Baixada Santista. Não é por falta de interesse, o sonho dela é viajar para o Japão. Porém,  enquanto ele não acontece, ela  se contenta com as grandes reportagens do Globo Repórter.

Ao saber do vírus, eles [parentes] só me pedem, por precaução, para redobrar a higiene. Por outro lado, me sinto angustiada. Afinal, sei muito bem as consequências de um país totalmente desigual. Por sorte, aqui não dependemos do mercado informal. Depois de anos, minha avó conseguiu um auxílio do Estado e garante o pão do dia.

Em relação a mim, me arrisco nas ruas e no transporte público. O estágio não parou. Confesso ainda que me sinto bem por ele não ter cessado. Trabalho com o jornalismo, e fazer algo para aqueles que estão em casa é recompensador.

Dias atrás (26 de março), uma carreata de empresários movimentou as ruas de Santos. Eles reivindicaram a abertura dos comércios. Isto é, a volta dos trabalhadores e, a mão de obra barata da economia. Por sua vez, os mesmos, não saíram de seus veículos durante o protesto.

Enquanto escrevo, várias notificações aparecem na tela do computador, interrompendo-me. Elas dizem que já são mais de 3 mil infectados até o momento e, infelizmente, o número de mortes pelo COVID-19 no Brasil também aumenta. O governo mais do nunca deveria assumir essa dívida histórica e arcar com todo esse povo. Ao invés disso, ele propõe que os trabalhadores saiam de suas casas e salvem a economia, sem respaldo algum.

E as boas novas?

Aos finais de semana, como este, tenho me aproximado dos vínculos familiares. Hoje mesmo, saboreei um delicioso bolo caseiro de cenoura, feito pela minha tia avó, Dona Áurea – mas a chamo de Tia Boa, desde os meus 5 anos.

Além disso, tenho investido na fotografia. Vi poesia na árvore que morre em meu quintal. A amoreira foi cortada pelo meu tio Zelão, há cerca de 15 dias. Ela, ainda com frutos prematuros, desintegra pouco a pouco na frente dos meus olhos.

Passeio a cavalo no arrebol do por do Sol. Foto de Nicole Zadorestki Caroti

Tenho também espiado a vida da vizinhança. Enquanto apreciava o pôr do sol, percebi pela primeira vez em anos que um terreno abandonado atrás de casa não é mais abandonado. Ao entardecer, um homem e uma menina passeavam em cima de um cavalo. De acordo com a minha avó, eles são os caseiros do imóvel.

Escrevo na incerteza de dias melhores e vidas salvas – tendo a minha também nas estatísticas de risco. Planejo, ainda que estejamos num período incerto, dias melhores. Sonho por aqui, em uma praia ensolarada com o mar bem azul. E rezo, com meu mantra do budismo, para que os leitos nos hospitais sejam suficientes para todas as vítimas que virão. E peço, para os meus ou além dos meus, que defendamos o Sistema Único de Saúde.

E quando isso passar, pretendo dar um beijo bem molhado e um abraço apertado em todos os meus amores. Por ora, me basto nas relações virtuais.

O que falta é, de fato, mais empatia. Queria que essa palavra fosse como o tal do novo coronavírus, e infectasse as pessoas.



 Imagem em destaque: Dona Áurea e o saboroso bolo de cenoura. Foto de Nicole Zadorestki Caroti


GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco; CPF 257.618.408-12)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 9 =