No Rio Grande do Norte, a alfabetização que liberta

Trabalhadores rurais no agreste potiguar, a maior parte com idade já idosos, descobrem mundos e oportunidades ao participarem de projeto de ensino.


Por Flávia Freire, do Governo do RN | De Ielmo Marinho (RN)

O raiar do dia na Comunidade de Resistência Gregório Bezerra, em Ielmo Marinho, agreste potiguar, é marcado por muito trabalho. Seja no roçado, na limpeza do terreiro, no cuidado com os animais, cozinhando ou cortando lenha, cada um dos assentados tem sua responsabilidade.

Em comum, eles têm o objetivo de se sustentar da produção na agricultura familiar e a vontade de adquirir conhecimento.

Tanto que, dos 13 membros da comunidade, nove estão participando do Projeto de Alfabetização no Campo, realizado pelo Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer e do Projeto Governo Cidadão, com recursos do acordo de empréstimo com o Banco Mundial.

ALUNA APLICADA

Maria José de Andrade, de 66 anos, é uma das aplicadas alunas. Natural de Macaíba, trabalha na roça desde os seis anos de idade, nunca frequentou uma escola e sequer sabia escrever seu nome. Uma realidade dura, mas muito frequente no Estado. Somente no RN, são contabilizados 403,5 mil analfabetos e destes, 85% têm entre 50 e 70 anos.

“Naquela época, nossos pais não ligavam para o estudo. Eles achavam que era importante trabalhar com eles na plantação. Depois que cresci e podia tomar as minhas próprias decisões, vieram os filhos para criar. Fiquei sem tempo. Mas só eu sei o que a falta de estudo me custou”, reclama Maria, contando que até pouco tempo a simples ida a um banco era um martírio. E completa: “Nunca é tarde para aprender; agora já assino meu nome e leio várias palavras”.

Cadenciando o soletrar do alfabeto que denunciava o início da aula, Nivaldo Ferreira, agricultor forte de 79 anos, contou que nem nos seus sonhos podia se imaginar dentro de uma sala de aula. “Meu pai dizia que estudo não enchia bucho de ninguém. E a gente foi vivendo assim. Hoje vejo que quando a pessoa não é estudada, nem emprego consegue. Por isso, sempre incentivei meus filhos a estudarem e se esforçarem e, agora, estou correndo atrás do tempo perdido, aprendendo o que devia ter aprendido lá atrás”, comemora.

ABRANGÊNCIA DO PROGRAMA

A partir dessa ação – iniciada em abril de 2019 – muitas Marias e Nivaldos, que somam aproximadamente 2.500 trabalhadores e trabalhadoras rurais, estão sendo alfabetizados no Rio Grande do Norte. São 100 turmas ao longo de 28 municípios potiguares, assistidas, cada uma delas, por um técnico agrário e um alfabetizador, capacitados pela Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern).

A educadora e técnica agrária, Jaqueline Rosseti, falou dos desafios que vem enfrentando nessa tarefa que abraçou junto com o filho e alfabetizador, Adeilton Rosseti.

Segundo ela, as dificuldades começam em prender a atenção dos alunos que já chegam cansados às aulas, mas que o esforço é válido e extremamente gratificante. “Estamos atendendo aqui diversas necessidades desses trabalhadores rurais, já que além de aprender a ler e escrever, estão trocando experiências no que diz respeito à terra e às boas práticas para que lhes dêem bons frutos”.


Imagem em destaque: sala de aula do projeto. Foto: Governo do RN/divulgação


GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco; CPF 257.618.408-12)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 9 =