“O céu do Mato Grosso” em exposição em Cuiabá

Fotografias astronômicas da Lua, galáxias, estrelas e nebulosas compõem mostra no Sesc Arsenal, com entrada gratuita.


Do site da UFMT | De Cuiabá (MT)

“O Céu de Mato Grosso” é uma exposição que reúne fotografias astronômicas da Lua, galáxias, estrelas e nebulosas, como parte do Fisicarte – um projeto de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

A mostra está em cartaz no Sesc Arsenal, em Cuiabá, até o dia 29 de março. A entrada é gratuita.

O objetivo é apresentar o céu de Mato Grosso do ponto de vista da astronomia e evidenciar a qualidade do trabalho cientifico que está sendo desenvolvido no estado.

As imagens foram captadas pelo professor do Instituto de Física (IF) Pablo Munayco, em regiões de Cuiabá, Várzea Grande e um sítio em Poconé, escolhido por ser localizado longe da zona urbana, logo, livre de poluição luminosa.

“A Astronomia é uma ferramenta de divulgação das ciências básicas e grande fonte de conhecimento para os acadêmicos da UFMT e alunos do ensino médio. Ela é uma ciência multidisciplinar, que envolve muitas áreas da Física, Biologia, Filosofia e História, por exemplo, sendo uma maneira de combater as pseudociências”, afirma o professor.

O QUE VER

Os visitantes da exposição serão apresentados às fotografias da Lua em cores, a Nebulosa de Carina, a dos Dragões Lutadores, de Órion, Rosetta, Galáxia de Andrômeda e o grupo de estrelas Plêiades.

O evento integra o projeto “Astronomia no céu de Mato Grosso: as constelações indígenas”, que tem como objetivo contribuir para um maior conhecimento da área, divulgação astronômica para alunos da rede de ensino público e estimular o interesse da população pela temática.

O horário de visitas é o seguinte: terça-feira ao sábado, das 14h às 21h, e aos domingos das 15h às 21, no Sesc Arsenal.


Imagem em destaque: vista da exposição. Foto de Pablo Solorzano/Sesc Arsenal


GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco; CPF 257.618.408-12)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 1 =