É temporada de ensaios das escolas de samba

Em São Paulo, Santos e Rio de Janeiro agremiações intensificam agenda em suas comunidades – inclusive com atividades de rua, gratuitas.


Por Wagner de Alcântara Aragão (@waasantista) | De Curitiba (PR)

Os sambas-enredos já foram definidos e começam a ter as versões finais, e oficiais, divulgadas.

Assim, as escolas de samba dos desfiles mais tradicionais do país intensificam, a partir desta quinzena de novembro, os ensaios para o Carnaval 2020.

Em São Paulo, por exemplo, a Mocidade Alegre, uma das gigantes, faz nesta sexta-feira, dia 22, seu primeiro ensaio de rua.

Atividade que deve se repetir com frequência até fevereiro próximo, e movimentar o bairro do Limão, onde fica a escola.

Do grupo de acesso, a Mocidade Unida da Mooca, também estreia os ensaios gerais neste fim de semana – no domingo. Basta levar um quilo de alimento não perecível para participar.

Descendo a Serra do Mar, em Santos a atual campeã União Imperial iniciou seus ensaios com a comunidade neste mês – são duas vezes por semana, às quintas e domingos. A entrada na quadra da escola, no Marapé, é gratuita.

Outra forte agremiação da cidade, a Unidos dos Morros inaugura os preparativos definitivos para o Carnaval 2020 com o lançamento oficial de seu samba-enredo.

A festa (entrada R$ 30) será comandada pelo intérprete Ito Melodia, que pelo segundo ano consecutivo vai “puxar” o samba da escola santista.

No Rio de Janeiro, a Vila Isabel é uma que já realiza ensaios com a comunidade.

Em Nilópolis, no domingo, dia 24, a Beija-Flor inicia seus ensaios de rua. Com participação livre, gratuita.

Desfile de escola de samba é tradição no Brasil, de norte a sul. Além de São Paulo, Santos e Rio, há carnavais fortes em Uruguaiana, Macapá, Porto Alegre, Vitória, Paranaguá…

É fácil-fácil, procurando por aí onde você está, encontrar uma escola de samba pertinho para participar.


Imagem em destaque: Ito Melodia, da União da Ilha do Governador (Rio) e Unidos dos Morros (Santos). Foto: @itomelodia

O resgate do Carnaval de Santos contado em um livro reportagem. Clique aqui para obter um exemplar


GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco; CPF 257.618.408-12)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 7 =