O resgate de mutuns-de-alagoas e 50 ararinhas-azuis

Os primeiros já foram soltos, depois de 40 anos presos. As outras aves, atualmente na Alemanha, chegarão à Caatinga do Brasil em fevereiro.


Da Assessoria de Comunicação do ICMBio e da Agência Alagoas | De Brasília (DF) e Maceió (AL)

Depois de 20 anos de se tornar extinta na natureza, a ararinha-azul vai voltar para o Brasil no seu bioma natural, a Caatinga.

Depois de muitos anos de trabalho intenso, o projeto chegou à fase final.

No dia 17 de fevereiro de 2020, as primeiras 50 araras vão começar a jornada da Association for the Conservation of Threatend Parrots (ACTP), da Alemanha para o Brasil, o habitat natural delas.

No primeiro momento, as ararinhas-azuis permanecerão no centro de reprodução em Curaçá (BA), antes que o primeiro grupo seja reintroduzido na natureza.

Esse evento histórico só se tornou possível graças à cooperação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio, órgão público federal criado em 2007) com a ACTP, Pairi Diaza Foundation da Bélgica, Al Wabra Wildlife Preservation do Qatar e tantos outros parceiros.

As notícias dessa jornada serão atualizadas pelo ICMBio.

Em Alagoas, uma outra espécie de aves – mutuns-de-alagoas – já está experimentando o retorno à natureza.

Trata-se também de animal extinto, e o Estado de Alagoas é pioneira nessa reintrodução de ave extinta em seu habitat natural.

Três casais foram soltos em setembro último, em uma ação coordenada pelo chamado Plano de Ação Estadual (PAE), que envolve entidades do poder público, da sociedade civil e da iniciativa privada.


Imagem em destaque: as ararinhas-azuis. Foto: ACTP


GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco; CPF 257.618.408-12)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 4 =