Você pode votar no “Atleta da Torcida” do Prêmio Brasil Olímpico

Eleição, pela internet, segue aberta até 10 de dezembro, instantes antes da cerimônia que presta homenagens aos esportistas brasileiros destaques no ano.


Do site do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) | Do Rio de Janeiro (RJ)

O público já pode escolher o “Atleta da Torcida” do Prêmio Brasil Olímpico (PBO) 2019.

A votação foi aberta neste domingo, dia 10, e segue até 10 de dezembro, momentos antes do final da cerimônia do Prêmio, que será realizada no Rio de Janeiro.

Para concorrer ao “Atleta da Torcida”, o COB selecionou dez atletas que se destacaram durante a temporada de 2019. São eles, em ordem alfabética:

  • Ana Marcela Cunha (maratonas aquáticas) | Em 2019, Ana Marcela Cunha conquistou 10 títulos internacionais. No Circuito Mundial de Maratonas Aquáticas, acabou com o vice-campeonato mesmo vencendo as etapas de Doha (Catar), Setúbal (Portugal), Balatonfüred (Hungria), Ohrid (Macedônia), Nanton (Taiwan). A baiana ainda conquistou os 5km da 1ª edição dos Jogos Mundiais de Praia e do Mundial de Desportos Aquáticos; os 10km dos Jogos Pan-americanos de Lima e dos Jogos Mundiais Militares e os 25km também no Mundial. Ana Marcela conseguiu a classificação para Tóquio 2020 com o 5º lugar na prova dos 10km do Mundial de Gwangju.
  • Ana Sátila (canoagem slalom) | Ana Sátila, única canoísta brasileira já com vaga garantida nos Jogos Tóquio 2020, foi o grande nome do Brasil no Mundial Sub 23 da Polônia, em julho, ao garantir dois ouros na competição, um na prova olímpica do C1 Feminino e outra no K1 extremo. Feito que a jovem de 23 anos repetiu nos Jogos Pan-americanos de Lima, com dois ouros nas mesmas provas. A mineira de Iturama, criada em Primavera do Leste/MT, ainda conseguiu duas medalhas em etapas da Copa do Mundo, a prata no K1 em Praga (República Tcheca) e o bronze no C1 em Bratislava (Eslováquia).
  • Bruno Rezende (vôlei) | O levantador e capitão da seleção masculina de vôlei foi peça fundamental na conquista do Pré-Olímpico, em Varna (Bulgária), que garantiu o Brasil em Tóquio 2020, e da Copa do Mundo, no Japão, onde a equipe realizou uma campanha irretocável: 11 vitórias em 11 jogos. Além disso, Bruninho se sagrou campeão nacional pelo Civitanova, da Itália.
  • Flávia Saraiva (ginástica Artística) | Com boas apresentações, especialmente na trave e no solo, a ginasta de 20 anos conseguiu o sétimo lugar no individual geral do Campeonato Mundial de Ginástica Artística 2019 e garantiu a classificação para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020. Ela ainda passou perto de abocanhar uma medalha no solo com o quarto lugar e ficou em sexto na trave. Nos Jogos Pan-americanos de Lima faturou três bronzes: no individual geral, no solo e por equipes. Foi também quinto lugar na trave.
  • Hugo Calderano (tênis de mesa) | O mesatenista cumpriu seu principal objetivo na temporada: a conquista da vaga olímpica para Tóquio 2020, após se sagrar bicampeão individual dos Jogos Pan-americanos, em Lima. Meses depois, novamente na capital peruana, foi a vez de ajudar a equipe brasileira se classificar para os Jogos Olímpicos. Além disso, conquistou a medalha de bronze no Aberto da República Tcheca, válido pelo Circuito Mundial. Atual número 6 do mundo, Calderano se manteve como o melhor atleta não asiático do ranking da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF).
  • Ítalo Ferreira (surfe) | O surfista potiguar viveu um dos momentos mais especiais da carreira no último mês de setembro ao vencer o Mundial da ISA, em Miyazaki (Japão). Após ter o passaporte furtado, Ítalo ainda precisou disputar a primeira bateria com uma bermuda jeans e uma prancha emprestada. Líder do Circuito Mundial de Surfe (WSL) até a última etapa, em Pipeline (Havaí), Ítalo foi campeão das etapas de Gold Coast (Austrália) e Peniche (Portugal), além de vice em Jeffreys Bay (África do Sul) e Hossegor (França).
  • Mayra Aguiar (judô) | Das nove competições que disputou em 2019, a judoca gaúcha só ficou de fora do pódio em duas. Na principal competição do ano, o Campeonato Mundial do Japão, disputado no mesmo palco dos Jogos Olímpicos, manteve a impressionante regularidade e conquistou o bronze. Foi a sexta medalha dela em Mundiais. Ainda em 2019, Mayra foi campeã dos Jogos Pan-americanos Lima 2019, do Grand Slam de Dusseldorf (Alemanha), do Campeonato Pan-americano e do Grand Prix de Budapeste. E ainda ficou com a prata no Aberto de Oberwart (Áustria) e no Grand Slam de Ecaterimbugo (Rússia).
  • Nathalie Moellhausen (esgrima) | Aos 33 anos, Nathalie Moellhausen entrou para a história da esgrima e do esporte brasileiro ao conquistar o ouro na espada no Campeonato Mundial de Budapeste, na Hungria, numa campanha irretocável com 12 vitórias em 12 combates. Foi a primeira medalha do Brasil em um Mundial da modalidade. Com o título, Nathalie chegou ao quarto lugar no ranking mundial e praticamente garantiu sua vaga nos Jogos Olímpicos de 2020, ainda que a corrida olímpica termine em abril do próximo ano. Nos Jogos Pan-americanos de Lima, conquistou o bronze na espada individual, repetindo o feito de Toronto 2015.
  • Paulo André (atletismo) | Aos 21 anos, o velocista teve a melhor temporada de sua vida, tendo sido campeão mundial de revezamentos, no 4x100m, em Yokohama (Japão); medalhista de ouro (4x100m) e prata (100m) nos Jogos Pan-americanos Lima 2019; campeão dos 100m e dos 200m na Universíade, em Nápoles (Itália); e ainda conseguiu superar a barreira dos 10 segundos na prova mais rápida do atletismo, apesar do tempo de 9s90 não ter sido homologado como recorde porque o vento em Bragança Paulista (SP) estava acima de 2m/s.
  • Pedro Barros (skate) | O catarinense de 24 anos encerra o ano de 2019 novamente entre os melhores do mundo. Em novembro, aparece como terceiro colocado no ranking olímpico, atrás apenas do americano Heimana Reynolds e do compatriota Luiz Francisco, campeão e vice do Mundial 2019, respectivamente, em que Pedro foi sexto. Em junho, Barros faturou ouro no Dew Tour, competição cinco estrelas na corrida olímpica. O octacampeão mundial ainda conquistou as etapas de Montreal (Canadá) e de São Paulo do Vans Park Series, circuito internacional da modalidade.

Para votar, o público deve acessar o site pbo.cob.org.br.

Em 2018, o Atleta da Torcida foi Henrique Avancini, do ciclismo mountain bike, campeão mundial da prova de maratona e 4º colocado no campeonato mundial de Cross-Country (XCO), a modalidade olímpica do esporte.

OUTRAS PREMIAÇÕES

Além do Atleta da Torcida, a cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico 2019 terá outras premiações. Uma delas é a de Melhor Atleta do Ano.

Concorrem ao troféu de Melhor Atleta do Ano: Ana Marcela Cunha (maratona aquática), Beatriz Ferreira (boxe) e Nathalie Moellhausen (esgrima), no feminino; e Arthur Nory (ginástica), Gabriel Medina (surfe) e Isaquias Queiroz (canoagem velocidade), no masculino. A escolha dos melhores atletas em cada modalidade, assim como os dois atletas que receberão o Troféu Melhor Atleta do Ano, foi realizada por um por um colégio eleitoral formado por jornalistas, dirigentes, Comissão de Atletas do COB, ex-atletas e personalidades do esporte.

Outras premiações são: Melhor Técnico Individual e Coletivo; Troféu Adhemar Ferreira da Silva; e Melhores Atletas nos Jogos Escolares da Juventude.

HOMENAGENS

Além das premiações aos melhores de 2019, o Prêmio Brasil Olímpico deste ano homenageará mais seis ídolos do esporte nacional com a inclusão de seus nomes no Hall da Fama do COB.

Os homenageados serão: Joaquim Cruz, campeão olímpico dos 800m em Los Angeles 1984 e prata em Seul 1988; Magic Paula, campeã mundial de basquete em 1994 e prata nos Jogos Olímpicos Atlanta 1996; e os já falecidos Guilherme Paraense, atirador, primeiro campeão olímpico do país na história dos Jogos Olímpicos, em Antuérpia 1920; João do Pulo, bronze olímpico no salto triplo em Montreal 1976 e Moscou 1980; Maria Lenk, nadadora, primeira mulher sul-americana a disputar os Jogos Olímpicos, em Los Angeles 1932; e Sylvio Magalhães Padilha, primeiro sul-americano a disputar uma final olímpica no atletismo, nos 400m com barreiras, em Berlim 1936.

Idealizado em 2018, o Hall da Fama do COB pretende eternizar os atletas e treinadores que ajudaram a construir a história olímpica do país, promovendo o Olimpismo e inspirando novas gerações.


Imagem em destaque: arte de divulgação do prêmio de Atleta da Torcida.


GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco; CPF 257.618.408-12)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 7 =