Uma Superliga com Tóquio 2020 no horizonte

Atletas de várias partes do mundo disputam o Brasileirão de vôlei, que terá 100% dos jogos transmitidos. Confira a relação de todos os campeões nacionais.


Da Comunicação da Confederação Brasileira de Vôlei | De São Paulo (SP)

Um evento com a presença de grandes nomes do voleibol brasileiro de diferentes épocas marcou o lançamento da temporada 2019/2020 da Superliga – o Brasileirão do vôlei, tanto no masculino como no feminino.

São 24 equipes – 12 entre os homens e 12 entre as mulheres.

O calendário de jogos da competição tem início no dia 9 de novembro no masculino e no dia 12 do mesmo mês no feminino.

A maior novidade desta temporada está por conta dos playoffs. Em ambos os naipes os duelos de quartas de final, semifinais e finais serão todos disputados em série melhor de três.

Nesta temporada a competição tem 18 atletas estrangeiros inscritos. Há atletas da Argentina, de Cuba, da Colômbia, Itália, Venezuela, Estados Unidos, Marrocos entre outros.

As finais da competição feminina estão programadas para os dias 14, 18 e 26 de abril. No masculino a série decisiva será em 19 e 24 de abril, e, caso seja necessário, o terceiro jogo será no dia 2 de maio.

Ou seja, atletas que se destacarem no torneio nacional de clubes se credenciam a disputar uma vaga em suas seleções, para o grande evento do ano que vem, as Olimpíadas de Tóquio 2020.

TRANSMISSÃO

A Superliga 2019/2020 estará disponível para os amantes da modalidade através da televisão e da internet. Os jogos serão televisionados pelos canais SporTV e TV Cultura, outra novidade nessa temporada, além do online, através do Canal Vôlei Brasil, da TV NSports, com a transmissão de 150 jogos – aliado a entrada do Pay-Per-View, e do Globoesporte.com.

O diretor executivo da CBV, Radamés Lattari, comentou sobre o evento e as homenagens durante o lançamento da Superliga.

“A CBV julga que a Superliga é o palco onde jogadores e comissões técnicas exibem todas as qualidades que possuem. Por isso achamos justo homenagear aqui hoje nomes tão importantes para a nossa modalidade. Nossa competição já se consolidou como a mais importante da modalidade no país e é uma das mais equilibradas no mundo. Esperamos mais uma temporada de muita emoção”, contou Radamés.

CLUBES PARTICIPANTES

A Superliga 2019/2020 masculina contará com o atual campeão EMS Taubaté Funvic (SP), além de Sesi-SP, Sada Cruzeiro (MG), Sesc-RJ, Fiat/Minas (MG), Vôlei Renata/Campinas (SP), Denk Academy Maringá Vôlei (PR), Vôlei UM Itapetininga (SP), América Vôlei (MG), São Francisco Vôlei-RP (SP), Botafogo (RJ), campeão da Superliga B 2019, e Apan Blumenau (SC), vice-campeão.

No feminino, estarão na disputa o Itambé Minas (MG), campeão em 2018/2019, Dentil Praia Clube (MG), Osasco/Audax (SP), Sesi Vôlei Bauru (SP), Sesc-RJ, São Paulo FC/Barueri (SP), Fluminense (RJ), Curitiba Vôlei (PR), Esporte Clube Pinheiros (SP) e São Cristóvão Saúde/São Caetano (SP). Completam a lista o Valinhos (SP) e o Flamengo (RJ), que subiram da Superliga B 2019.

PROJEÇÕES

A oposta Polina Rahimova, do Azerbaijão, jogará no Brasil pela primeira vez, ela defenderá o Sesi Vôlei Bauru e está ansiosa pela estreia.

“Tenho grandes expectativas para esta temporada. Claro que cheguei aqui tendo o título como maior objetivo, mas pretendo evoluir como atleta e contribuir bastante com o clube. Temos uma equipe muito competitiva e quero dar o melhor de mim”, disse Rahimova.

Em mais uma temporada pelo Sesc-RJ, o oposto Wallace aposta em muito equilíbrio nesta edição da Superliga. Segundo o atleta o time carioca almeja ir ainda mais longe na competição.

“Mais uma temporada começa e cada ano que passa o nível só aumenta, espero mais um ano com muito equilíbrio. Nosso maior objetivo é chegar mais longe que na edição anterior, estamos trabalhando muito para alcançar isso. Temos um time com grandes passadores, o que deve ajudar muito o trabalho dos levantadores”, contou Wallace.

HALL DA FAMA

Outra grande atração do lançamento da Superliga 2019/2020 foi a inclusão de dois dos maiores técnicos do esporte mundial ao Hall da Fama do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Bernardinho e José Roberto Guimarães estiveram presentes para receber a honraria.

“Se estou sendo reconhecido aqui hoje, é porque represento uma geração que foi muito importante para o nosso esporte. Não conquistei nada sozinho. Sou homenageado pelo conjunto de esforços feito por muitas pessoas. Essas pessoas contribuíram muito para o voleibol e trouxeram coisas boas para o nosso esporte”, comentou Bernardinho, responsável por seis medalhas olímpicas para o voleibol brasileiro (dois ouros e duas pratas no masculino, e dois bronzes no feminino).

O técnico José Roberto Guimarães foi outro eternizado no Hall da Fama. O treinador foi responsável por três títulos olímpicos para o Brasil, um no masculino, e dois no feminino.

“É um prazer e uma honra enorme em receber essa homenagem. Eu agradeço à CBV e ao COB por essa lembrança, mas o meu grande sonho de adolescência era representar o Brasil, defender a nossa seleção, e acredito que cumpri a minha missão, estou muito realizado. Quero agradecer aos meus treinadores, meus professores, meu mentor, que já não está mais entre nós, o Bebeto de Freitas. E agradecer ao Paulo Márcio, meu guru na seleção por todos estes anos”, disse José Roberto.

Paulo Márcio Nunes da Costa é o ex-diretor de Seleções da CBV, que também recebeu homenagem na festa de lançamento da Superliga 2019/2020 pelos serviços prestados ao voleibol nacional.

GERAÇÕES

Uma das homenagens da manhã de festa no voleibol brasileiro foi pelos 35 anos da medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Los Angeles.

Nomes como Badalhoca, Bernard, Bernardinho, Domingos Maracanã, Fernandão, Marcus Vinícius Freire, Mário Xandó, Montanaro, Renan, Rui Campos e William, além de Jorjão e Brunoro, da comissão técnica, marcaram presença no evento e relembraram a conquista que mudou a história do vôlei verde e amarelo.

“É uma história sendo recontada. São 35 anos da prata em Los Angeles, quando eu era o mais novo daquele time, com apenas 20 anos. E 15 anos do ouro em Atenas, em que eu era o chefe da delegação brasileira pelo COB. Essa nossa geração foi responsável pela transição do amadorismo para o profissionalismo no voleibol aqui no Brasil. Eu tive a felicidade de nunca deixar o esporte e vi esse desenvolvimento acontecer ao longo dos anos, colher os frutos do que plantamos. Por isso fico muito feliz com essa lembrança”, contou Marcus Vinícius Freire.

Outro momento marcante do evento foi a lembrança pelos 15 anos da conquista dos Jogos Olímpicos de Atenas-2004. Para esta homenagem, estiveram presentes no Hangar da GOL ídolos como Anderson, André Heller, André Nascimento, Dante, Giovane, Gustavo Endres, Maurício, Nalbert, Rodrigão, Serginho, além de Ricardo Tabach, Bernardinho e Chico dos Santos pela comissão técnica.

“Nós tivemos gerações diferentes, mas que alcançaram marcas importantes. Em 2004 o grupo era muito talentoso, que aprendeu a vencer. Uma proliferação de talentos incrível. Foi uma honra ter trabalhado com todos eles”, disse Bernardinho.

A festa de lançamento da Superliga 2019/2020 ocorreu em 21 de outubro, no Hangar da Gol, no aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP) e teve cobertura ao vivo do Canal Vôlei Brasil


Imagem em destaque: atletas das 24 equipes. Foto de Gaspar Nóbrega/Inovafoto/CBV


GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco; CPF 257.618.408-12)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 4 =