A Caatinga também é verde e rica em recursos

Pesquisa desvenda a amplitude natural e social do bioma, e como este também sofre com devastação, como a Amazônia, mas costuma merecer menos atenção da opinião pública.


Por Patrícia Lauretti, da Unicamp | De Campinas (SP)

Olhamos para uma paisagem de serra, coberta de verde e água. Dá para imaginar o barulho da corredeira, os animais em volta; o céu que, neste dia, se prepara para as chuvas. Aqui é Ceará, Parque Nacional de Ubajara, região da Caatinga brasileira. A foto mostra um dos chamados “brejos de altitude”, ilhas de vegetação úmida que abrigam nascentes e servem de refúgio aos animais silvestres nos períodos de seca.

Nem toda a Caatinga é assim, é verdade, mas assim também é a Caatinga.

A difícil associação é porque estamos acostumados a pensar na Caatinga apenas como o poético sertão, semiárido brasileiro, onde prevalecem a seca e os problemas sociais.

Essa narrativa tem implicações discutidas pela bióloga Amanda Sousa Silvino em sua tese de doutorado, defendida no programa de Ambiente e Sociedade, ligado ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

A tese “A Conservação da Caatinga entre arenas políticas do semiárido brasileiro” foi financiada pela Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp, instituição pública) e desenvolvida sob orientação da professora Lúcia da Costa Ferreira.

Segundo Amanda, a imagem da Caatinga como uma região inóspita é propagada por diversos atores sociais.

Amanda em campo: às margens do Rio São Francisco na cidade de Piranhas (AL)

Isso legitima ações com foco na conservação do solo e dos recursos hídricos, que privilegiam os aspectos sociais relacionados à seca e direcionados ao “semiárido”, mas sem reconhecer as riquezas e potenciais da região, essa é uma das implicações estudadas na tese.

“Fui percebendo que o termo semiárido é como um grande guarda-chuva que sombreia toda a região. Quando vou falar sobre nordeste, sobre a Caatinga, tenho o semiárido como um direcionador do raciocínio. Remete aos discursos sobre a seca, a desertificação, a escassez hídrica, em como as comunidades podem viver melhor frente a seca. Quando a seca acaba e a chuva vem é como se esse semiárido deixasse de existir”, explica a autora.

A narrativa da seca perderia aí o seu sentido.

“Não se fala muito que existem chuvas intensas e torrenciais, que existe um período que a Caatinga fica verde e que nesse momento, os animais, a flora e a fauna estão num momento de reprodução intenso e que as comunidades plantam e tem a sua produção animal e vegetal”, complementa.

A pesquisadora trabalha com o conceito de “arenas políticas”, espaços sociais onde os atores disputam seus interesses.

Amanda constatou que uma das arenas políticas mais antigas e historicamente consolidadas seria a vinculada à narrativa da seca, mais preocupada com as questões sociais envolvidas e menos com a questão ambiental.

“Minha tese foi tentar entender como a questão da conservação começou a ser reivindicada para esse ambiente historicamente visto mais através das lentes da seca, que movimenta toda uma estrutura política. Entender além desse viés de que a Caatinga tem um ‘mal’ que precisa ser sanado com grandes obras ou soluções que tentam alterar ou trazer outras qualidades à região, diferentes de sua qualidade natural, que é a de passar por momentos de seca”.

A Caatinga é um dos seis biomas brasileiros ao lado da Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa.

Essa divisão administrativa em biomas foi feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2004, e gerou, na opinião da pesquisadora, demandas por políticas públicas específicas para cada bioma.

A pesquisadora da Unicamp afirma que no começo as políticas se concentraram nos biomas Amazônia e Mata Atlântica. Porém, a comunidade científica, associada aos outros biomas, começou a reivindicar ações voltadas aos biomas em que atuavam.

Foi quando redes de conservação da Caatinga começaram a se formar, constituindo esta outra arena política, mais recente, propondo outra estratégia de conservação que se ocupa da preservação das espécies e da diversidade biológica.

O movimento pela biodiversidade atua no âmbito do bioma Caatinga e não a partir do conceito de semiárido. “Nesse caso, os ambientalistas querem mostrar o lado da Caatinga úmida com a preocupação de tratar de políticas de conservação da biodiversidade e da preservação das espécies”.

É um movimento ainda pouco articulado, na avaliação da autora.

“Inclusive no âmbito internacional. Quando você tem, por exemplo, a construção de uma hidrelétrica na Amazônia gerando impactos ambientais sérios para um rio com comunidade indígena, o assunto rapidamente é notícia internacional. Mas uma obra milionária como a transposição do rio São Francisco, que também vai trazer impactos, e para o único rio perene de uma região inteira, isso não repercute fora do país da mesma forma”.

A tensão gerada no encontro das duas arenas, ou espaços políticos, foi estudada na tese. “Minha pesquisa discute como em diferentes níveis de atuação social os atores se organizam, falam sobre a Caatinga e reivindicam a conservação do ambiente”.

Amanda acredita que a Caatinga precisa de um significado mais amplo do que aquele olhar que a enxerga apenas como uma região semiárida.

Constituída de áreas bastante povoadas, a Caatinga é muito rica também do ponto de vista social.

“Muitas comunidades usam intensamente os recursos naturais, como a lenha, para energia, e o pasto aberto, para criação de animais. São comunidades perto umas das outras e já bem consolidadas”.

É uma situação que, de novo, difere da região amazônica.

“Na Amazônia, há uma fronteira agrícola sendo aberta com grandes queimadas e desmatamentos. O desmatamento na Caatinga é pulverizado e ocorre quando as comunidades vão abrindo as matas, como se fosse um desmatamento de dentro para fora”.

No percurso do trabalho, a pesquisadora participou de diversos eventos que discutiram os rumos das políticas voltadas à região, com o objetivo de observar as narrativas das pessoas e numa tentativa de mapear os grupos envolvidos com a conservação do ambiente. Além disso ela realizou entrevistas.

“Os ambientalistas e cientistas defendem a diversidade da Caatinga e a criação de mais unidades de conservação. Fui entender como se fala da Caatinga nos espaços que não são só dos conservacionistas, onde se debate a convivência com o semiárido”, pontua.

Segundo Amanda, vários ambientalistas estão hoje mobilizados nessa perspectiva de pensar o lugar junto ao fenômeno climático das secas.

Amanda considera que o desenvolvimento da Caatinga precisa levar em conta as especificidades de cada lugar.

“A pesquisa tentou trazer um olhar mais político e sociológico para a Caatinga. A conservação da natureza é uma decisão política e um processo social complexo, é um embate político que envolve múltiplas camadas sociais, de forma local, regional, nacional e internacional. O mais importante é entender a conservação como uma disputa social extremamente complexa”.


Imagem em destaque: Caatinga verde: uma cachoeira do Parque Nacional de Ubajara (CE). Fotos: Amanda Silvino


GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco; CPF 257.618.408-12)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 7 =