O dia a dia de crianças refugiadas, em livro de Karine Garcêz

Fotógrafa cearense lança no Rio, nesta quinta, dia 19, “Infância Refugiada – Retratos de um conflito”, fruto de registros feitos em viagem no Oriente Médio.


Por Rosa Bittencourt | Do Rio de Janeiro (RJ)

Desde 2012, Karine Garcêz viaja para o Oriente Médio. Já esteve em países como Síria, Líbano, Turquia e Faixa de Gaza. Convertida ao islamismo aos 33 anos, a fotógrafa, que tem formação em Relações Internacionais, decidiu em suas viagens registrar o dia a dia das crianças e adolescentes refugiados.

O resultado foi o livro “Infância Refugiada – Retratos de um conflito”, que será lançado no Rio, dia 19, às 19h, na Casa Naara, Centro Histórico do Rio.

De acordo com o último relatório do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), publicado em 20 de junho de 2019, estima-se que existam hoje, em todo o mundo, mais de 26 milhões de refugiados no mundo.

“São pessoas desenraizados de seus lares e de sua cultura, cujos direitos são em sua maioria negados. E suas primeiras e maiores vítimas são as crianças e os adolescentes”, explica Karine.

Coragem e ousadia estão presentes na vida desta cearense de 45 anos, da pequena cidade de Redenção, de pouco mais de 26 mil habitantes, que decidiu vencer obstáculos de ser uma mulher, estrangeira e partir para conhecer a realidade das crianças e jovens refugiados do Oriente Médio. Estas vivências possibilitaram a Karine assimilar como a vida dos jovens brasileiros está próxima às dos refugiados.

O livro foi lançado oficialmente em 19 de agosto, Dia internacional Humanitário,  na Bienal Internacional do Livro do Ceará, pela 2 k Editora, produção independente.

No Rio, o local escolhido para o lançamento é a Casa Naara, um coletivo de ideias, criações e pessoas com visão multiplicadora.


Imagem em destaque: foto de divulgação do livro


GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco; CPF 257.618.408-12)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 4 =