Aeroporto Glauber Rocha vai estimular turismo de negócios no sudoeste da Bahia

Localizado em Vitória da Conquista, terminal, obra herdada do governo Dilma Rousseff, entra em operação nesta quinta, dia 25

Da Secretaria de Comunicação da Bahia | De Vitória da Conquista

O sudoeste da Bahia vai alçar novos voos e atingir um grau de desenvolvimento visto somente em regiões próximas a Salvador, com a inauguração do Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, nesta terça-feira, dia 23. A operação começa na quinta, dia 25.

As obras do novo aeroporto foram executadas pelo Governo do Estado da Bahia, com recursos em parte do governo federal e em parte do governo estadual.

Os recursos federais foram liberados ainda na gestão da ex-presidente Dilma Roussef.

[Conforme informa a Agência Brasil, o aeroporto está localizado nas proximidades da BR-116, a 10 km do centro de Vitória da Conquista. O valor total da obra está estimado em R$ 105,8 milhões. Segundo o Governo da Bahia, os recursos estaduais superam os R$ 31 milhões]

O equipamento marca uma nova fase no transporte aéreo da região, no que se refere ao turismo de lazer, de negócios e à logística.

Com o dobro de capacidade em relação ao antigo aeroporto, ainda é possível ampliar a movimentação para 500 mil passageiros até 2020. Outra novidade é que o Glauber Rocha também vai receber grandes aeronaves e minimizar as interferências climáticas nos pousos e decolagens por ter equipamentos mais avançados de navegação aérea.

Um exemplo de grandes aviões que podem ser utilizados no novo aeroporto é o Boeing 773-700, com capacidade para 138 passageiros, que será operado pela Gol em voo diário para São Paulo (Guarulhos).

O novo equipamento se torna, por exemplo, a porta de entrada para quem quer chegar à Chapada Diamantina, à região de Caetité, ou vem de outros estados para o sudoeste baiano.

Outra expectativa do turismo de negócios é a implantação de um Centro de Convenções.

Superintendente do Shopping Conquista Sul, Cesar Zolin, aposta no novo aeroporto para a atração de novos equipamentos ligados ao turismo de negócios.

“É uma inauguração esperada, desejada e sobretudo, agora comemorada. Conquista é um polo regional e o novo aeroporto vai permitir um novo vetor de desenvolvimento, inclusive com a atração e a construção de novos equipamentos estruturantes importantes, como um Centro de Convenções”.

Para ele, o comércio será alavancado. “Nosso shopping completa 13 anos atraindo empresários nacionais e estrangeiros. E este aeroporto com esta infraestrutura vai facilitar essa atratividade”.

Proprietário de um hotel na região, José Rodrigues está ampliando seu empreendimento.

“O hotel completa agora 14 anos e está recebendo a primeira reforma com ampliação em virtude do desenvolvimento que Conquista vem sofrendo. Eu vejo a expectativa de muita melhora, nós somos a porta de entrada para as regiões de praias, Bom Jesus da Lapa, Chapada Diamantina. E a cidade estava carente de um aeroporto desse porte. Eu tenho 12 colaboradores, vou contratar mais cinco e estou abrindo uma ala de alimentação, com restaurante, pizzaria, onde vou empregar mais umas seis pessoas.”

Foto em destaque: área de espera do aeroporto. Foto de Manu Dias/Governo da Bahia


GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco; CPF 257.618.408-12)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 5 =