Universidades públicas levam arte a comunidades em festivais de inverno

Professores, estudantes e servidores gestores se mobilizam para garantir eventos das federais em julho, mesmo diante dos cortes em educação. Confira agenda

Por Wagner de Alcântara Aragão (@waasantista) | De Curitiba (PR)

Os tradicionais festivais e mostras culturais de inverno promovidos pelas universidades públicas brasileiras – a maior parte em cidades pequenas, mobilizando comunidades e aquecendo economias locais – estiveram ameaçados pelos cortes impostos pelo governo de Jair Bolsonaro e Cia.

Mas, muito em função da resistência de professores, estudantes e servidores públicos gestores, as instituições vão conseguir promover suas atividades neste mês de julho.

São atividades gratuitas, voltadas a públicos de todas as idades.

O Festival de Inverno da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que chega à 29ª edição agora em 2019, é um dos que estão confirmados.

Apresentações artísticas e culturais, oficinas, palestras, rodas de conversam tornam o pequeno município de Antonina, no litoral, a capital paranaense da cultura durante as férias de inverno.

O Festival de Inverno da UFPR ocorre de 18 a 21 de julho.

Em Amargosa, na Bahia, desde o início e até o fim do mês se desenvolvem atividades culturais de inverno promovidas pela Universidade Federal do Recôncavo Bahiano (UFRB).

Um dos destaques é o Cine Rapadura, com exibição de filmes nacionais.

Em Diamantina, Minas Gerais, a Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) promove a partir desta quinta, dia 11, a 1ª Mostra Multicultural Encontros de Inverno de Diamantina.

Também em Minas, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza na cidade cidade concertos de música e feira de ciências.

Na capital mineira e em Tiradentes, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) também confirmou seu Festival de Inverno. Para se ter uma ideia de quão tradicional é o evento, basta citar que chegou à 51ª edição em 2019.

É de se destacar também o rol de atividades em cinema e canto marcadas pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), tanto em Cuiabá como no interior.

Se soubermos de mais eventos de inverno promovidos pelas federais, noticiaremos em nosso twitter. É só seguir: @redemacuco

Imagem em destaque: atividade para crianças em Antonina (PR), no Festival de Inverno da UFPR em 2017. Foto de Marcos Solivan, UFPR



GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco; CPF 257.618.408-12)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 8 =