WikiFavelas, onde o conhecimento sobre a periferia se encontra

Batizada como Dicionário de Favelas Marielle Franco, plataforma online reúne textos e imagens que explicam a vida em territórios ofendidos pelo poder político e econômico

Por Juliana Krapp, da Fiocruz | Do Rio de Janeiro (RJ)

O WikiFavelas é:

  • Uma plataforma online que enlaça o trabalho acadêmico à experiência de quem vivencia as favelas, dia a dia, transformando essa vivência em reflexão.
  • Suporte para um encontro não apenas de saberes, mas de diferentes olhares em prol de um projeto de cidades mais plurais.
  • Instrumento de mobilização e de resistência, que reconhece as favelas como lugar de produção de conhecimento.

Definições como essas surgiram no lançamento da plataforma, no dia 16 de abril, na Biblioteca de Manguinhos, na sede da Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro – órgão público de pesquisa na área de saúde.

Batizado como Dicionário de Favelas Marielle Franco, em homenagem à vereadora negra e da periferia, assassinada em 14 de março de 2018, o WikiFavelas consiste em uma plataforma virtual de formato colaborativo, em que qualquer pessoa pode contribuir com novos verbetes ou com a inclusão de versões e de outras informações nos verbetes já existentes.

O dicionário é composto de textos, com ou sem imagens, com cerca de 4 mil palavras.

O objetivo é que seja uma ferramenta para a preservação de memória, mas também espaço para a articulação de diferentes conhecimentos e reflexões sobre a vida nesses pedaços de território que têm sido, historicamente, vilipendiados.

COMO COLABORAR

Qualquer pessoa pode colaborar, mas é necessário que se inscreva como participante, antes de enviar o texto.

Também é possível fazer uma pequena proposta inicial, uma ementa de 400 palavras, sobre um tema relacionado às favelas e inseri-la na plataforma antes de enviar o texto definitivo do verbete.

Cada autor é livre para propor o tema que quer abordar, desde que remeta à temática geral das favelas. Normas e orientações gerais estão disponíveis no site. Quem quiser debater um verbete ou propor uma visão divergente e mesmo uma redação alternativa pode também enviar seu texto com referência ao artigo original que quer debater.

Imagem em destaque: reprodução da página inicial do WikiFavelas



GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco; CPF 257.618.408-12)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

Um comentário sobre "WikiFavelas, onde o conhecimento sobre a periferia se encontra"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 2 =