MEI tem até dia 31 para fazer a declaração do Simples Nacional

Microempreendedor individual que não providenciar a entrega, que é via internet, está sujeito a multa. Sebrae tem esquema de tira-dúvidas e orientações

Da Agência Sebrae | De Brasília (DF)

Termina no próximo dia 31 o prazo para o [trabalhador] Microempreendedor Individual (MEI) entregar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-Simei) relativa ao exercício do ano passado (2018). A obrigação é válida mesmo para empresas que tenham sido encerradas ao longo de 2018.

O [trabalhador] MEI que não declarar seus rendimentos em 2018 estará sujeito a uma multa no valor mínimo de R$ 50,00 ou de 2% (dois por cento) ao mês ou fração, incidentes sobre o montante dos tributos decorrentes das informações prestadas na DASN.

Para fazer a declaração anual, o [trabalhador] MEI deve entrar na página do Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br) e seguir as orientações de como proceder, na aba de serviços, e em seguida “Faça sua declaração anual de faturamento”.

“Além disso, a pessoa pode procurar o Sebrae para obter mais orientações de como realizar a sua declaração, ou se dirigir às Salas do Empreendedor, existentes em várias cidades”, explica o analista Hugo Henrique Roth Cardoso, da Unidade de Capitalização e Serviços do Sebrae Nacional. Outra opção é buscar informações pelo telefone 0800 570 0800.

Ainda segundo Hugo Cardoso, o MEI precisa apenas enviar à Receita Federal o total do faturamento do ano anterior, discriminando apenas as vendas realizadas com ou sem emissão de documento fiscal. Existe um modelo de relatório também disponível no mesmo link “Faça sua declaração anual de faturamento”.

Mas, quando o [trabalhador] Microempreendedor Individual deixar de fazer a DASN-Simei, ele será multado. A notificação de lançamento da multa por atraso na entrega da declaração é gerada no momento da transmissão. Caso o pagamento seja feito em até 30 dias, haverá uma redução de 50%, totalizando R$ 25,00.

DÚVIDAS

  • Como fazer a DASN?
    Faça um relatório das receitas obtidas a cada mês (no site do Empreendedor existe um modelo)
    Não se esqueça de conferir se o valor das notas fiscais emitidas foi anotado corretamente no seu relatório;
    Depois de conferir todos os valores para verificar se estão corretos, o MEI tem até 31 de maio para enviar a declaração do ano passado, apenas pela internet.

Imagem em destaque: trabalhadores (microempreendedores individuais) em praia de Florianópolis. Por @waasantista



GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco; CPF 257.618.408-12)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 6 =